TENSIONES Y PROPOSICIONES EN EVALUCAIÓN, POLÍTICAS DE EVALUACIÓN Y CURRÍCULOS-ENTREVISTA A ISABEL ORTIGÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69641

Palabras clave:

evaluación; evaluación a gran escala; enseñanza-aprendizaje; currículo., evaluación, evaluación a gran escala, enseñanza-aprendizaje, currículo

Resumen

O Campo da pesquisa em Avaliação tem se notabilizado ultimamente, muito em função das políticas de avaliação externa que as escolas brasileiras experimentam desde a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB nos anos de 1990, e suas implicações na prática curricular das escolas. Uma das pesquisadoras brasileiras que se destaca nesse campo é a professora Maria Isabel Ramalho Ortigão. Nesta entrevista ela discute sobre o papel das políticas de avaliação no contexto educacional problematizando a prática avaliativa hegemônica no país e suas articulações com o currículo escolar. A pesquisadora salienta a necessidade de pensar avaliação articulada ao demais elementos do processo didático e nos provoca a refletir sobre práticas avaliativas insurgentes.  Reflete também sobre sua trajetória profissional e a transformação de professora em pesquisadora, bem como as perspectivas para o campo de pesquisa em Avaliação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Antonia Alves Pereira Silva, Universidad Estatal de Piauí, Brasil.

Doctora en Educación por la Universidad Estatal de Río de Janeiro y Profesora de la Universidad Estatal de Piauí.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Universidad Federal Fluminense, Brasil.

Doctora en Educación por la Universidad Estatal de Río de Janeiro y Profesora de la Universidad Federal Fluminense.

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidad Estatal de Río de Janeiro, Brasil.

Doctora en Educación por la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro y Profesora de la Universidad Estatal de Río de Janeiro.

Citas

AGUILAR JÚNIOR. Carlos Augusto. Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação – 2019. 291 f.

BARRIGA, Ángel Diaz. A prova PISA: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico-didático. In: ORTIGÃO, M. I. R. Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA. Curitiba: CRV, p. 19-38, 2018. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo).

BARRETO, Maria. Elisabete. de S. Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998

BORRALHO, António. Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: perspectivas, limites e relações. In: PEREIRA, T. V. (Org.). Avaliação pedagógica: limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021. p. 13-32.

CARVALHO, João B. Pitombeira. As Propostas Curriculares de Matemática. BARRETO, Elba de Sá (org.) Os Currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. Campinas – São Paulo: Autores Associados/ Fundação Carlos Chagas – Coleção formação de professores – 1998.

FERNANDES, Domingos. Avaliação pedagógica, currículo e Pedagogia: contributos para uma discussão necessária. Revista de Estudos Curriculares, v. 2, n. 11, 2020. Disponível em:

https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path

ORTIGÃO, Maria Isabel R.; FERNANDES, Domingos; PEREIRA, Talita V.; SANTOS, Leonor. (Org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV. (Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação, coordenada por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo

SILVA, Antonia Alves P; ORTIGÃO. Maria Isabel R. O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social. Revista Lusófona de Educação. V.5, n. 58. 2022. Disponível https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8754 DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle58.06

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

SILVA, A. A. P.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. .; ORTIGÃO, . M. I. R. TENSIONES Y PROPOSICIONES EN EVALUCAIÓN, POLÍTICAS DE EVALUACIÓN Y CURRÍCULOS-ENTREVISTA A ISABEL ORTIGÃO. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69641, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69641. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/69641. Acesso em: 24 nov. 2024.