As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação

Authors

  • Mônica Pereira dos Santos
  • Mylene Cristina Santiago

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9665

Abstract

Pretendemos nesse ensaio estabelecer diálogos entre teorias curriculares e o processo de inclusão e exclusão em educação, sob a perspectiva dos estudos culturais. Usaremos uma estrutura explicativa que vem sendo elaborada desde o final dos anos 80 (BOOTH, 1981), referente à compreensão dos processos de inclusão/exclusão, que se manifestam por meio de três dimensões: a da criação de culturas, a do desenvolvimento de políticas e a da orquestração das práticas de inclusão/exclusão no interior das instituições e sistemas. Nesse trabalho procuraremos articular a relação entre currículo, cultura e poder com os processos de exclusão vinculados às barreiras à aprendizagem e à não-participação no processo de escolarização.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2009-03-01

How to Cite

DOS SANTOS, M. P.; SANTIAGO, M. C. As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação. Curriculum Space Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i2.9665. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9665. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)