O CONHECIMENTO COMO CENTRO DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES: UMA REVISÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.19088Abstract
O presente ensaio propõe-se a aprofundar as políticas de constituição do conhecimento escolar com ênfase no currículo uma vez que este possui implicação direta no conhecimento que é transmitido na escola. Objetiva-se estabelecer um diálogo acerca do conhecimento como centro dos estudos e das práticas curriculares, problematizando os modos pelos quais se intensificam, atualmente, as estratégias econômicas de regulação deste conhecimento escolar. A mobilização desta temática se organiza em três enfoques principais, a saber: currículo, conhecimento e escola. Nessa direção, o conhecimento como centro dos estudos e das práticas curriculares tem se apresentado como um espaço de interesses trazendo desafios preponderantes para o currículo que, por sua vez, se materializa nas instituições escolares. As estratégias econômicas de regulação do conhecimento escolar encontram no currículo um espaço propício de expansão o que aponta para uma transposição tensa de uma perspectiva educacional emancipatória para uma perspectiva que visa a mercantilização da educação de forma geral. Enfim, pretende-se neste ensaio, ressaltar que a função da escola consiste em ensinar conhecimentos que oportunizem, aos educandos, o melhor entendimento do mundo em que estão inseridos.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.