LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma análise do currículo em ação versus o currículo possível.
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.14317Abstract
A formação dos discentes do curso de Pedagogia do município de Floriano/PI foi investigada com a intenção discutir a relevância do estudo dos fundamentos de várias áreas no processo de formação dos pedagogos. Para o estudo, foi utilizada como metodologia a aplicação de vinte e três questionários para estudantes do curso de Pedagogia, em dois períodos distintos, dezembro de 2011 e fevereiro de 2012. Analisou-se ainda a estrutura curricular do curso, de modo concomitante ao estudo de referenciais teóricos das áreas de formação de professores e currículo. Com relação à estrutura do curso, observa-se a conformidade com as diretrizes legais, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação para o curso de Pedagogia. Essa estrutura encontra-se organizada por atividades de fundamentação teórica, estudos complementares, atividades diversificadas e prática de ensino. Com a realização das entrevistas, as respostas dos acadêmicos levantaram alguns questionamentos, cujas respostas poderão advir da experiência vivenciada pela instituição de ensino, com o corpo docente, discente e sociedade local, considerados os objetivos e a missão do curso. A partir daí poderá ser definida a estrutura curricular capaz de abranger, além dos saberes técnicos e científicos, os valores morais e éticos a serem construídos pelos futuros pedagogos durante a formação universitária e ao longo do exercício profissional.Downloads
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