O TECNICISMO NA TEORIA CURRICULAR
percepções de um grupo focal de um curso de pedagogiao focal de um curso de Pedagogia
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo compreender o entendimento e percepção a respeito do que vem a ser o Currículo, enquanto tema educacional, por parte dos discentes de uma instituição privada de ensino superior, especificamente, do curso de Pedagogia, situado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A metodologia utilizada na pesquisa foi amparada pela técnica do grupo focal, de caráter exploratório, amparando-se em Gatti (2005) e Dias (2000). A discussão em grupo acerca do objeto da pesquisa gerou em torno dos seguintes aspectos: “Como vocês compreendem o Currículo? Qual a importância do Currículo para sua formação docente? Qual a relação do Currículo com a prática em sala de aula, no que diz respeito à seleção de conhecimentos/conteúdos escolares?” Entendemos que a discussão em torno do Currículo tem muito a acrescentar na formação de professores críticos, dialógicos e comprometidos com a transformação social, de modo que é crucial, portanto, compreendermos como os discentes de um curso de Pedagogia absorvem a teoria curricular ao longo de suas trajetórias acadêmicas, ajudando a construir suas concepções educacionais. A pesquisa utilizou-se principalmente dos seguintes referenciais: Apple (1989), Giroux (1997), Freire (1992, 2013), Silva (2009), Moreira (1997), Santos (2009). Percebeu-se que predomina nos discentes um viés tecnicista da teoria curricular, uma concepção pretensamente neutra a respeito da seleção dos conhecimentos escolares e uma confusão conceitual entre o campo do Currículo e da Didática. Ao final, pretendeu-se realizar novos apontamentos para futuros estudos e explicitar a importância da concepção curricular crítica, na formação de professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.