MUDANÇAS A PARTIR DE PROGRAMAS E PROJETOS: subsídios para compreensão da qualidade dos serviços educacionais em escolas rurais
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.25833Resumen
Diante da importância de estudos ligados a qualidade de serviços educacionais ofertados em escolas situadas na zona rural realizou-se uma pesquisa destinada a compreender consequências correlacionadas com a implantação de programas e projetos na Microrregião do Brejo Paraibano. Como procedimento metodológico para o levantamento se utilizou da análise documental, da observação e da entrevista. A seleção dos participantes, assim como das escolas não foi aleatória. Foram cerca de trinta e duas entrevistas, com profissionais da educação. Também se fez uso da observação, com registro de imagens dos espaços educativos. Como resultados ressaltam-se a influência de programas que focalizavam potenciais mudanças na infraestrutura das escolas, como o Programa Dinheiro Direto na Escola - Campo (PDDE Campo) e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO); na forma como vinha ocorrendo a formação continuada dos professores; na escolha de livro adotados por escolas localizadas em áreas rurais – a exemplo do Programa Escola Ativa e do Programa Nacional do Livro Didático, com a adoção dos livros da Coleção Girassol.Descargas
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