UNIVERSALISMO, PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO E MULTICULTURALISMO CRÍTICO

problematizando a possibilidade de uma nova posição epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54136

Palavras-chave:

Universalismo, Pluralismo epistemológico, Multiculturalismo crítico, Pluralismo científico, Epistemologia

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo problematizar a possibilidade de uma nova posição epistemológica sobre demarcação de conhecimentos, a partir das discussões frente às convergências e divergências entre o universalismo, o pluralismo epistemológico e o multiculturalismo crítico, a fim de compreender como essas perspectivas teóricas poderiam ser acionadas pelos/as professores/as para subsidiar diferentes práticas pedagógicas. Para tanto, apresentamos as três principais posições epistemológicas da ciência (universalismo, multiculturalismo e pluralismo epistemológico), discutimos também acerca das variações do multiculturalismo presentes na literatura nacional e internacional, e, por fim, argumentamos pelo diálogo teórico e prático entre os dois posicionamentos que se mantêm mais evidentemente em disputa – o pluralismo epistemológico e o multiculturalismo crítico, com uma nova via de discussão epistemológica. Propomos aqui a ideia de um pluralismo científico, de modo que as ciências sejam correspondentes às diversas culturas. Trata-se de questionar o termo “ciência” como metáfora do poder, confrontando a hegemonia do discurso e desestabilizando as hierarquias que foram (im)postas historicamente e são refletidas nos dias atuais. 

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Biografia do Autor

Isabela Santos Correia Rosa, Secretaria da Educação do Estado de Sergipe, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe,, Brasil.

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS, 2019), com período sanduíche na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha. Atualmente é professora efetiva do estado de Sergipe e contratada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Rosiléia Oliveira de Almeida , Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Catiana Santos Correia Santana, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, Brasil.

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe e professora efetiva do estado de Sergipe.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

ROSA, I. S. C. .; ALMEIDA , R. O. de .; SANTANA, C. S. C. . UNIVERSALISMO, PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO E MULTICULTURALISMO CRÍTICO: problematizando a possibilidade de uma nova posição epistemológica. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 726–742, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54136. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/54136. Acesso em: 23 nov. 2024.