CURRÍCULOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E INFÂNCIAS

movimentos aprendentes que dão língua aos afetos que pedem passagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68482

Palavras-chave:

Currículos, Histórias em quadrinhos, Movimentos aprendentes

Resumo

O artigo afirma a força do encontro entre currículos, histórias em quadrinhos e infâncias para potencializar os movimentos aprendentes que abrem outros possíveis para pensar e viver a Educação. Problematiza os efeitos que o encontro das crianças com as histórias em quadrinhos produz, instigando movimentos do pensamento, movimentos aprendentes e inventivos “[...] dando língua aos afetos que pedem passagem”, além de questionar o modo como as histórias em quadrinhos convocam as crianças à fabulação, provocando outros currículos em movimentos aprendentes inventivos. Utiliza a cartografia como metodologia de pesquisa, acompanhando, nos encontros das crianças de duas turmas de 4º anos de uma escola pública municipal com os signos, vibrações, intensidades, invenções e experimentações, enfim, composições a partir da vida que pulsa nos cotidianos escolares. Tal encontro pode forçar o pensamento em diferentes processos de criação do aprenderensinar, em movimentos inventivos que fabulam outros currículos, outras docências, outras estéticas, outros possíveis de vida. Aponta que o encontro com as histórias em quadrinhos pode convocar as crianças à fabulação, instigando conversas, indagações e criação de mundos outros; pode potencializar os currículos e as docências em movimentos aprendentes, deslocando sentidos, significações e ressignificações, afirmando a vida em sua potência.

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Biografia do Autor

Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora na mesma instituição.

Beatriz Celeste Martins da Silva Niro, Prefeitura Municipal de Cariacica, Espírito Santo, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vila Velha e Professora na Rede Municipal de Cariacica.

Nayara Bacchetti Baratela, Prefeitura Municipal de Cariacica, Espírito Santo, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vila Velha e Professora na Rede Municipal de Cariacica.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

DELBONI, T. M. Z. G. F.; NIRO, B. C. M. da S.; BARATELA, N. B. CURRÍCULOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E INFÂNCIAS: movimentos aprendentes que dão língua aos afetos que pedem passagem. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–14, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.68482. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68482. Acesso em: 18 dez. 2024.