A política curricular oficial do ciclo básico de alfabetização cidadã na rede municipal de ensino de Várzea Grande-MT

Autores

  • Ludemila Izabel Silva
  • Jorcelina Elisabeth Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9089

Resumo

O trabalho apresentado é parte da pesquisa que estamos realizando no Mestrado em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT sobre a Política Curricular Oficial do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã-(CBAC), em Escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande/MT. O objetivo é compreender como professores, Coordenadores/Supervisores Pedagógicos e Diretores Escolares interpretam e recontextualizam a política no contexto da prática. Neste trabalho será apresentada parte da análise realizada no documento oficial, representando o contexto de produção, e parte da análise realizada sobre o contexto da prática curricular. Utilizamos para análise o referencial teórico da abordagem do Ciclo de Política formulada por Stephen Ball, os estudos de Alice Lopes e Jefferson Mainardes sobre as políticas de currículo e de ciclos, no Brasil. Em uma visão parcial pode-se dizer que a política curricular do CBAC não é uma produção pura, nem está orientada em teorias únicas, mas são 'cópias de fragmentos e partes de idéias de outros contextos, são negociações'. (Ball, 2001)

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Publicado

25-09-2010

Como Citar

SILVA, L. I. .; FERNANDES, J. E. . A política curricular oficial do ciclo básico de alfabetização cidadã na rede municipal de ensino de Várzea Grande-MT. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9089. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9089. Acesso em: 19 dez. 2024.