PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Resumo
Com o propósito de desenvolver competências humanas e empresariais necessárias ao contexto corporativo, as universidades corporativas são verdadeiros centros de desenvolvimento de ações educacionais focadas na aprendizagem organizacional. Partindo do pressuposto de que o processo cognitivo humano acontece em todos os contextos da vida diária, independentemente do locus de desenvolvimento das ações de aprendizagem, esse artigo teve por objetivo discutir a necessidade e importância de se estabelecer um projeto pedagógico para fundamentação das ações de aprendizagem desenvolvidas pelas universidades corporativas, à semelhança do que se faz no ambiente acadêmico. Foi realizado um estudo sobre projetos pedagógicos de universidades corporativas brasileiras, destacando os principais pontos abordados em tais projetos. E usando um estudo de caso foi pesquisado o projeto pedagógico de uma instituição financeira, identificando os pressupostos teóricos que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem nos domínios de sua universidade corporativa. O resultado da pesquisa demonstrou que no âmbito da universidade corporativa existe a função de estabelecer um referencial teórico e metodológico para a prática educativa, definindo a visão de profissional pretendido na organização e a linha pedagógica orientadora das ações educacionais fundamentadas em concepções de aprendizagem.
Palavras-Chave: Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação Corporativa. Projeto Pedagógico. Universidade Corporativa.
Downloads
Referências
ALLEN, M. The corporate university handbook: designing, managing, and growing a successful program. New York: AMACOM, 2002.
ANTONELLO, C.S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. In: RUAS et al. (Orgs.). Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 12-33..
BOMFIN, D.F. Aprendizagem organizacional: contribuições para o gestor no contexto das instituições educacionais. Revista Gestão & Tecnologia, Faculdades Pedro Leopoldo, v. 7, p. 35-67, 2006.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COSTA, J. W. (Org.); OLIVEIRA, M. A. M. (Org.). Novas Linguagens e Novas Tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2002.
DODGSON, M. Technological collaboration in industry. London: Routledge, 1993.
DOWBOR, L. A Reprodução Social – III – Descentralização e Participação. 2001. Disponível em: http://dowbor.org/artigos/01repsoc1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012.
EBOLI, M. Desenvolvimento e alinhamento dos talentos humanos às estratégias empresariais: o surgimento das universidades corporativas. São Paulo: Schmukles Editores, 1999.
EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. São Paulo: Gente, 2004.
FERNANDES, G.H. Análise Comparativa entre a Universidade Corporativa Caixa e o Modelo de Meister. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
FINGER,M.; BRAND,S.B. Conceito de organização de aprendizagem aplicado à transformação do setor público: contribuições conceituais ao desenvolvimento da teoria. In:EASTERBY-STMITH, M. Aprendizagem organizacional e Organização que aprende. SãoPaulo: Atlas, 2001.
FLEURY, Afonso C.C.; FLEURY, Maria Teresa L. Aprendizagem e Inovação Organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1995.
JEBAILI, P. Competitividade na cabeça. Guia 2007 – Educação Corporativa & Executiva; São Paulo, Ano 2, Nr. 2: 10-14, 2007.
LAVE, J. Teaching, as learning. In: practice. Mind, culture, and activity. v.3, n.3, p.149-164. Summer, 1996.
MATOS, J. Projeto Político-Pedagógico. Palestra proferida no Encontro da ABEL. Pernambuco, abril de 2004.
MCGEE, P. Where do training leaders come from? The new corporate university review. Nov.-Dez. 2001, p. 7.
MEISTER, J. C. Educação Corporativa. São Paulo: Makron Books,1999.
MUNFORD, A. Individual and organizational learning: the pursuit of change. Management Decision, v. 30, n.6, p. 143-48, 1992.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. M. Competências Essenciais e Conhecimento na Empresa. In: FLEURY, Maria T. L. e JÚNIOR, Moacir M. O. (Orgs.). Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.
PRADO JÚNIOR, Tarcísio Ximenes et al. Projeto político-pedagógico para o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. 2005. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica - Gestão de Pessoas) - Curso de Especialização em Gestão Estratégica - Gestão de Pessoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília, 2005.
PRAIA, J. F. Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidências no ensino. In: MOREIRA, M. A. et al. (Orgs.). Teoria da Aprendizagem Significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Peniche, 2000.
SANTOS, M.B. Universidade corporativa: alinhamento estratégico e contribuições para o desenvolvimento das competências organizacionais. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista, São Paulo, 2008.
SILVA, A. M. da. et al. A Implantação de Universidades Corporativas nas Empresas: estudo de caso. Revista Perspectivas Online. Vol. 3, 2009. Disponível em: <http://www.perspectivasonline.com.br/revista/2009vol3n12/volume3%2812%29artigo7.pdf> Acesso em: 15 out. 2013.
TAKAHASHI, A. R. W. Descortinando os Processos da Aprendizagem Organizacional no Desenvolvimento de Competências em Instituições de Ensino. 2007. 475 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
VANZIN, T. TEHCo - Modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiado na teoria da cognição situada. 2005. 188 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva. In Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
VELLOSO, C.A.B.; QUELLAS, O.L.G. Universidade corporativa x universidade tradicional: ameça ou nova possibilidade de capacitação profissional. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos05/20_carlosveloso_seget.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).