PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • José Wilson da Costa CEFET-MG
  • Cíntia Bonsucesso Jordão Souza CEFET-MG

Resumo

Com o propósito de desenvolver competências humanas e empresariais necessárias ao contexto corporativo, as universidades corporativas são verdadeiros centros de desenvolvimento de ações educacionais focadas na aprendizagem organizacional. Partindo do pressuposto de que o processo cognitivo humano acontece em todos os contextos da vida diária, independentemente do locus de desenvolvimento das ações de aprendizagem, esse artigo teve por objetivo discutir a necessidade e importância de se estabelecer um projeto pedagógico para fundamentação das ações de aprendizagem desenvolvidas pelas universidades corporativas, à semelhança do que se faz no ambiente acadêmico. Foi realizado um estudo sobre projetos pedagógicos de universidades corporativas brasileiras, destacando os principais pontos abordados em tais projetos. E usando um estudo de caso foi pesquisado o projeto pedagógico de uma instituição financeira, identificando os pressupostos teóricos que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem nos domínios de sua universidade corporativa. O resultado da pesquisa demonstrou que no âmbito da universidade corporativa existe a função de estabelecer um referencial teórico e metodológico para a prática educativa, definindo a visão de profissional pretendido na organização e a linha pedagógica orientadora das ações educacionais fundamentadas em concepções de aprendizagem. 

Palavras-Chave: Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação Corporativa. Projeto Pedagógico. Universidade Corporativa. 

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Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação (UFMG). Mestre em Tecnologia (CEFET-MG). Engenheira Eletricista (PUC Minas). Diretora Técnica da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais, professora Titular do Departamento de Educação e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

José Wilson da Costa, CEFET-MG

Doutor em Ciências da Informação (UFMG). Mestre em Engenharia Elétrica (UFMG). Engenheiro Eletricista (UFMG). Professor do Programa de Mestrado em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFET-MG. Pesquisador do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Cíntia Bonsucesso Jordão Souza, CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Pós-graduada em Direito Social pelo Centro Universitário Newton Paiva.  Graduada em Direito (UFMG).  Pesquisador do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

GROSSI, M. G. R.; COSTA, J. W. da; SOUZA, C. B. J. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 36–55, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/22792. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO