PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • José Wilson da Costa CEFET-MG
  • Cíntia Bonsucesso Jordão Souza CEFET-MG

Resumo

Com o propósito de desenvolver competências humanas e empresariais necessárias ao contexto corporativo, as universidades corporativas são verdadeiros centros de desenvolvimento de ações educacionais focadas na aprendizagem organizacional. Partindo do pressuposto de que o processo cognitivo humano acontece em todos os contextos da vida diária, independentemente do locus de desenvolvimento das ações de aprendizagem, esse artigo teve por objetivo discutir a necessidade e importância de se estabelecer um projeto pedagógico para fundamentação das ações de aprendizagem desenvolvidas pelas universidades corporativas, à semelhança do que se faz no ambiente acadêmico. Foi realizado um estudo sobre projetos pedagógicos de universidades corporativas brasileiras, destacando os principais pontos abordados em tais projetos. E usando um estudo de caso foi pesquisado o projeto pedagógico de uma instituição financeira, identificando os pressupostos teóricos que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem nos domínios de sua universidade corporativa. O resultado da pesquisa demonstrou que no âmbito da universidade corporativa existe a função de estabelecer um referencial teórico e metodológico para a prática educativa, definindo a visão de profissional pretendido na organização e a linha pedagógica orientadora das ações educacionais fundamentadas em concepções de aprendizagem. 

Palavras-Chave: Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação Corporativa. Projeto Pedagógico. Universidade Corporativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação (UFMG). Mestre em Tecnologia (CEFET-MG). Engenheira Eletricista (PUC Minas). Diretora Técnica da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais, professora Titular do Departamento de Educação e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

José Wilson da Costa, CEFET-MG

Doutor em Ciências da Informação (UFMG). Mestre em Engenharia Elétrica (UFMG). Engenheiro Eletricista (UFMG). Professor do Programa de Mestrado em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFET-MG. Pesquisador do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Cíntia Bonsucesso Jordão Souza, CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Pós-graduada em Direito Social pelo Centro Universitário Newton Paiva.  Graduada em Direito (UFMG).  Pesquisador do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Referências

ALLEN, M. The corporate university handbook: designing, managing, and growing a successful program. New York: AMACOM, 2002.

ANTONELLO, C.S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. In: RUAS et al. (Orgs.). Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 12-33..

BOMFIN, D.F. Aprendizagem organizacional: contribuições para o gestor no contexto das instituições educacionais. Revista Gestão & Tecnologia, Faculdades Pedro Leopoldo, v. 7, p. 35-67, 2006.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COSTA, J. W. (Org.); OLIVEIRA, M. A. M. (Org.). Novas Linguagens e Novas Tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2002.

DODGSON, M. Technological collaboration in industry. London: Routledge, 1993.

DOWBOR, L. A Reprodução Social – III – Descentralização e Participação. 2001. Disponível em: http://dowbor.org/artigos/01repsoc1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012.

EBOLI, M. Desenvolvimento e alinhamento dos talentos humanos às estratégias empresariais: o surgimento das universidades corporativas. São Paulo: Schmukles Editores, 1999.

EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. São Paulo: Gente, 2004.

FERNANDES, G.H. Análise Comparativa entre a Universidade Corporativa Caixa e o Modelo de Meister. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

FINGER,M.; BRAND,S.B. Conceito de organização de aprendizagem aplicado à transformação do setor público: contribuições conceituais ao desenvolvimento da teoria. In:EASTERBY-STMITH, M. Aprendizagem organizacional e Organização que aprende. SãoPaulo: Atlas, 2001.

FLEURY, Afonso C.C.; FLEURY, Maria Teresa L. Aprendizagem e Inovação Organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1995.

JEBAILI, P. Competitividade na cabeça. Guia 2007 – Educação Corporativa & Executiva; São Paulo, Ano 2, Nr. 2: 10-14, 2007.

LAVE, J. Teaching, as learning. In: practice. Mind, culture, and activity. v.3, n.3, p.149-164. Summer, 1996.

MATOS, J. Projeto Político-Pedagógico. Palestra proferida no Encontro da ABEL. Pernambuco, abril de 2004.

MCGEE, P. Where do training leaders come from? The new corporate university review. Nov.-Dez. 2001, p. 7.

MEISTER, J. C. Educação Corporativa. São Paulo: Makron Books,1999.

MUNFORD, A. Individual and organizational learning: the pursuit of change. Management Decision, v. 30, n.6, p. 143-48, 1992.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

OLIVEIRA JÚNIOR, M. M. Competências Essenciais e Conhecimento na Empresa. In: FLEURY, Maria T. L. e JÚNIOR, Moacir M. O. (Orgs.). Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.

PRADO JÚNIOR, Tarcísio Ximenes et al. Projeto político-pedagógico para o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. 2005. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica - Gestão de Pessoas) - Curso de Especialização em Gestão Estratégica - Gestão de Pessoas. Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília, 2005.

PRAIA, J. F. Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidências no ensino. In: MOREIRA, M. A. et al. (Orgs.). Teoria da Aprendizagem Significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Peniche, 2000.

SANTOS, M.B. Universidade corporativa: alinhamento estratégico e contribuições para o desenvolvimento das competências organizacionais. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista, São Paulo, 2008.

SILVA, A. M. da. et al. A Implantação de Universidades Corporativas nas Empresas: estudo de caso. Revista Perspectivas Online. Vol. 3, 2009. Disponível em: <http://www.perspectivasonline.com.br/revista/2009vol3n12/volume3%2812%29artigo7.pdf> Acesso em: 15 out. 2013.

TAKAHASHI, A. R. W. Descortinando os Processos da Aprendizagem Organizacional no Desenvolvimento de Competências em Instituições de Ensino. 2007. 475 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

VANZIN, T. TEHCo - Modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiado na teoria da cognição situada. 2005. 188 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva. In Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

VELLOSO, C.A.B.; QUELLAS, O.L.G. Universidade corporativa x universidade tradicional: ameça ou nova possibilidade de capacitação profissional. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos05/20_carlosveloso_seget.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

GROSSI, M. G. R.; COSTA, J. W. da; SOUZA, C. B. J. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 36–55, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/22792. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO