O POTENCIAL EDUCATIVO DO ENSINO HÍBRIDO ENQUANTO UMA METODOLOGIA ATIVA: UM ESTUDO DE CASO
THE EDUCATIONAL POTENTIAL OF HYBRID TEACHING AS AN ACTIVE METHODOLOGY: A CASE STUDY
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.49808Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Metodologias ativas, Personalização do ensinoResumo
O objetivo deste artigo foi investigar o potencial educativo do Ensino Híbrido como uma prática educativa em um colégio da rede particular de Belo Horizonte – Minas Gerais. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva. Quanto ao procedimento técnico, escolheu-se o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a observação não participativa. Os dados observados foram registrados em um diário de campo. Os resultados encontrados permitiram concluir que as práticas pedagógicas que fazem parte do Ensino Híbrido têm proporcionado um ensino que desperta o interesse nos alunos da Geração Internet, devido ao uso das tecnologias digitais, as quais dinamizou as aulas e motivou os alunos, que tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes experimentos e novos conhecimentos. Ao usar as tecnologias digitais, pôde-se observar que as atuações dos alunos foram mais ativas. Além disso, o Ensino Híbrido favoreceu a colaboração entre aos alunos durante as atividades práticas e, mostrou sua potencialidade em favorecer a personalização do ensino. Também, pôde-se verificar o engajamento de todos os profissionais envolvidos nesse projeto de implementação do Ensino Híbrido no colégio, avaliando positivamente suas práticas. Os principais motivos que permitiram essa avalição foram: a escola envolveu toda a equipe para a realização do projeto sobre o Ensino Híbrido, ofereceu condições físicas, tecnológicas e pedagógicas e, começou a implementação gradativamente, dando tempo para que todos fossem se adaptando ao novo modelo.
ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).