Uso e os desafios do metaverso na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65704

Palavras-chave:

Educação. Metaverso. Tendências. Desafios.

Resumo

O objetivo desse artigo foi apresentar as possibilidades de uso das tecnologias do metaverso no contexto escolar, indicando suas tendências e seus desafios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e, quanto ao procedimento técnico foi feita uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa apresentou exemplos de práticas pedagógicas que usam as tecnologias do metaverso, bem como as tendências do metaverso na educação, tais como: abordagem da sensação de presencialidade e imersão, interação, ambientes virtuais colaborativos, sentimento de pertença, construção de Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D), simuladores e diferentes maneiras de comunicação. Também foram apresentados os desafios: aquisição de hardware, necessidade de formação para operar no metaverso, velocidade da internet e novas metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e professora do mestrado em Educação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Camila de Aguiar, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação pela UniCesumar. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/1925812982762374

 

Danielle de Cássia Soares Santos, CEFET-MG

DANIELLE DE CÁSSIA SOARES SANTOS: Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Graduada em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduada em Perícia Forense Aplicada a Informática e MBA em Gestão da Inovação Corporativa. Investigadora de Polícia da Polícia Civil de Minas Gerais, Coordenadora Técnica da EaD PCMG e integrante do Corpo Docente e Equipe Didático-Pedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/0606386664189533

 

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

GROSSI, M. G. R.; DE AGUIAR, C.; SANTOS, D. de C. S. Uso e os desafios do metaverso na educação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202420, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65704. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/65704. Acesso em: 14 jul. 2024.