Uso e os desafios do metaverso na educação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65704Palavras-chave:
Educação. Metaverso. Tendências. Desafios.Resumo
O objetivo desse artigo foi apresentar as possibilidades de uso das tecnologias do metaverso no contexto escolar, indicando suas tendências e seus desafios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e, quanto ao procedimento técnico foi feita uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa apresentou exemplos de práticas pedagógicas que usam as tecnologias do metaverso, bem como as tendências do metaverso na educação, tais como: abordagem da sensação de presencialidade e imersão, interação, ambientes virtuais colaborativos, sentimento de pertença, construção de Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D), simuladores e diferentes maneiras de comunicação. Também foram apresentados os desafios: aquisição de hardware, necessidade de formação para operar no metaverso, velocidade da internet e novas metodologias de ensino.
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