Uso e os desafios do metaverso na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65704

Palabras clave:

Educación. metaverso. Tendencias. Desafío.

Resumen

El objetivo de este artículo fue presentar las posibilidades del uso de tecnologías de metaverso en el contexto escolar, indicando sus tendencias y desafíos. Para ello,  se realizó una investigación con enfoque cualitativo, de tipo descriptivo. En cuanto al procedimiento técnico, se realizó una investigación bibliográfica. La investigación presentó ejemplos de prácticas pedagógicas que utilizan tecnologías de metaverso, así como tendencias de metaverso en educación: acercamiento al sentido de presencia e inmersión, interacción, entornos virtuales colaborativos, sentido de pertenencia, construcción de Mundos digitales virtuales 3D  (MDV3D), simuladores y diferentes formas de comunicación. También se presentaron desafíos: adquisición de hardware, necesidad de capacitación para operar en el metaverso, velocidad de internet y nuevas metodologías de enseñanza.

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Biografía del autor/a

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e professora do mestrado em Educação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Camila de Aguiar, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação pela UniCesumar. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/1925812982762374

 

Danielle de Cássia Soares Santos, CEFET-MG

DANIELLE DE CÁSSIA SOARES SANTOS: Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Graduada em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduada em Perícia Forense Aplicada a Informática e MBA em Gestão da Inovação Corporativa. Investigadora de Polícia da Polícia Civil de Minas Gerais, Coordenadora Técnica da EaD PCMG e integrante do Corpo Docente e Equipe Didático-Pedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/0606386664189533

 

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Publicado

2023-12-21

Cómo citar

GROSSI, M. G. R.; DE AGUIAR, C.; SANTOS, D. de C. S. Uso e os desafios do metaverso na educação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202420, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65704. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/65704. Acesso em: 12 may. 2024.