Uso e os desafios do metaverso na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65704

Palabras clave:

Educación. metaverso. Tendencias. Desafío.

Resumen

El objetivo de este artículo fue presentar las posibilidades del uso de tecnologías de metaverso en el contexto escolar, indicando sus tendencias y desafíos. Para ello,  se realizó una investigación con enfoque cualitativo, de tipo descriptivo. En cuanto al procedimiento técnico, se realizó una investigación bibliográfica. La investigación presentó ejemplos de prácticas pedagógicas que utilizan tecnologías de metaverso, así como tendencias de metaverso en educación: acercamiento al sentido de presencia e inmersión, interacción, entornos virtuales colaborativos, sentido de pertenencia, construcción de Mundos digitales virtuales 3D  (MDV3D), simuladores y diferentes formas de comunicación. También se presentaron desafíos: adquisición de hardware, necesidad de capacitación para operar en el metaverso, velocidad de internet y nuevas metodologías de enseñanza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e professora do mestrado em Educação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Camila de Aguiar, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação pela UniCesumar. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/1925812982762374

 

Danielle de Cássia Soares Santos, CEFET-MG

DANIELLE DE CÁSSIA SOARES SANTOS: Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Graduada em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduada em Perícia Forense Aplicada a Informática e MBA em Gestão da Inovação Corporativa. Investigadora de Polícia da Polícia Civil de Minas Gerais, Coordenadora Técnica da EaD PCMG e integrante do Corpo Docente e Equipe Didático-Pedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/0606386664189533

 

Citas

AFONSO, Germano Bruno et al. Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista Intersaberes, v. 25, n. 24, p. 52 - 71, 2020.

BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane. O processo de aprendizagem em metaverso: formação para emancipação. Desenvolve: Revista de Gestão do Unisalle, v. 3, n.1, p. 47-64, 2014.

BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane. METAVERSOS: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, p. 519-532, 2008.

BEAUREPAIRE, Luiz Guilherme. Snow Crash. 2018. Disponível em: <https://www.bonslivrosparaler.com.br/livros/resenhas/snow-crash/5232>. Acesso em: 7 set. 2022.

BERNARDO, Kaluan. Facebook muda nome para Meta. 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/facebook-muda-nome-para-meta/#:~:text=Em%20meio%20%C3%A0%20crise%20do,o%20WhatsApp%20e%20a%20Oculus>. Acesso em: 17 set. 2022.

BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araújo; UJIIE. Nájela Tavares. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 1 - 17, 2021.

BOVÉRIO, Maria Aparecida; SILVA, Victor Ayres Francisco. BLOCKCHAIN: uma tecnologia além da criptomoeda virtual. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 109-121, 2021.

CAMPOS, Fabrício Calvete. Qual é o metaverso, o futuro da convivência humana?. 2022. Disponível: <https://professorcalvete.com.br/2022/01/20/qual-e-o-metaverso-o-futuro-da-convivencia-humana/>. Acesso em: 11 ago. 2022.

COSTA, Rosmeri Ceconi. A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões: uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem. 2008. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.

COSTA, Túlio Caio. Anotações sobre o metaverso. Revista USP, n.134, p. 199 - 222, 2022.

CASTRO, Johnatan. Metaverso: o que é esse novo mundo virtual?. 2022. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/metaverso-o-que-e/>. Acesso em: 10 ago. 2022.

FARIAS, Rita Angelita de; MESSIAS, Djalma Marques de; SCHIMIGUEL, Juliano.

Jogos digitais como recurso de ensino híbrido e aprendizagem remota na educação infantil de acordo com a BNCC. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, v. 14, n. 25, p. 1-29, jan. 2022.

GARRETT, Filipe. O que é NFT? Entenda como funciona a tecnologia do token. 2021. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/03/o-que-e-nft-entenda-como-funciona-a-tecnologia-do-token.ghtml>. Acesso em: 10 ago. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, v.7, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GOMES, Ana Cláudia Bilhão. O desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe a distância com o uso do metaverso Second Life. 2012. 171f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.

GUIMARÃES, Ueudison Alves; SILVA, Fabianny Mayre; Silva, Cicera Alindomaria Monteiro. Metaverso na educação: oportunizando a inovação pedagógica. Revista Científica Multidiscipliar, v.3, n. 9, p.1-11, 2022.

LEITÃO, Helana Poças. Metaverso e os possíveis impactos na educação. 2022. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2022/01/26/metaverso-educacao-pocas/>. Acesso em: 15 set. 2022.

LEITE, Vitor. O que é criptomoeda? Para que ela serve? Entenda de uma vez. 2022. Disponível em: https://blog.nubank.com.br/o-que-e-criptomoeda/. Acesso em: 10 ago. 2022.

LOCATELLI, Ederson Luiz. A construção de Redes Sociais no processo de formação docente em Metaverso, no contexto do Programa Loyola. 2010. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.

LUCCA, Jefferson; MAURO, Paulo Sérgio Gaudencio. Desafios da tecnologia 5G. Interface Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 29 - 39, 2020.

MARIA, Sandra Andrea Assumpção. Proposta de formação continuadas para docentes da educação superior no metaverso second life. 2012. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MARQUES, Walter Rodrigues. Metaverso e educação: uma revisão da literatura. Revista Científica Multidisciplinar, v.3, n. 10, 2022.

MUELLER, J.; HUTTER, K.; FUELLER ,J.; MATZLE, K.. Virtual worlds as knowledge management platform – a practice-perspective. Info Systems J n. 21, 2011. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2575.2010.00366.x>. Acesso em: 17 set. 2022.

NAOMI, Aline. Aprendizagem baseada em projetos: entenda o que é e como funciona na prática. 2021. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/20407/aprendizagem-baseada-em-projetos-entenda-o-que-e-e-como-funciona-na-pratica>. Acesso em: 17 nov. 2022.

PICKERT, Lorena. METAVERSO: O que é e quais seus impactos na nova realidade universal. 2022. Disponível em: <https://blog.aaainovacao.com.br/metaverso/>. Acesso em: 16 dez. 2022.

PEREIRA, Itamar de Carvalho. Metaverso: interação e comunicação em mundo virtuais. 2009. 110f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

PIRES, Daiana Trein. Educação online em Metaverso: a mediação pedagógica por meio da telepresença e da presença digital virtual via avatar em Mundos Digitais Virtuais em 3 Dimensões. 2010. 224f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.

PIRES, Rafael. Trabalho lúdico: entenda o que é a gamificação e como usar na empresa. 2019. Disponível em: < https://rockcontent.com/br/blog/entenda-gamificacao/>. Acesso em: 19 nov. 2022.

PICCOLOTTO, Letícia. 5G chegou, mas 33 milhões de brasileiros são 'zero g': sem nenhuma internet. 2022. Disponível em: <https://brazillab.org.br/noticias/5g-chegou-mas-33-milhoes-de-brasileiros-sao-zero-g-sem-nenhuma-internet>. Acesso em: 10 dez. 2022.

PONTUSCHKA, Maigon Nacib. Metaversos e jogos digitais multijogador: aspectos históricos e metodológicos de uma abordagem do ciberespaço. 2012. 237f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROSSI, Guilherme. Práticas pedagógicas: o que são, quais são as principais e suas implicações. 2022. Disponível em: <https://blog.unicep.edu.br/praticas-pedagogicas/>. Acesso em: 19 nov. 2022.

SANTOS, Vanessa Carla dos. O impacto da realidade virtual imersiva na educação escolar indígena. 2019. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) - Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. Centro Universitário Internacional, Curitiba, 2019.

SCHAF, Frederico Manine. Arquitetura modular para ambientes virtuais de ensino de automoção com suporte à realidade mista e colaboração. 2011. 162f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh; TAUROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Metaversos e laboratórios virtuais – possibilidade e dificuldades. RENOTE, Porto Alegre, v.6, n.2, 2008.

SENAI. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Regional do Paraná. Tendências 2019/2020. Sistema Fiep. Curitiba: Senai/PR, 2019. 48 p. Disponível em:

<http://www.fiepr.org.br/observatorios/uploadAddress/Tendencias_2019-2020-

WEB%5B87617%5D.pdf?__hstc=251652889.1ae28504dc05821f61a1ba317dda2bfc.1567693799043.1567693799043.1567693799043.1&__hssc=251652889.1.1567693799044>. Acesso em: 10 nov. 2022.

SILVA, Tatiana Maria Bernardo. A introdução de metaversos no processo de ensino: fazendo sentido de mundo virtuais no contexto organizacional do ensino superior. 2012. 83f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Programa de pós-graduação em Administração de Empresas. Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

TORI, Romero. Educação Sem Distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

VELASCO, Ariane. O que é realidade virtual? Conheça esta tecnologia que pode mudar o mundo. 2019. Disponível em:https://canaltech.com.br/amp/rv-ra/o-que-e-realidade-virtual-conheca-esta-tecnologia-que-pode-mudar-o-mundo-154999/. Acesso em: 23 ago. 2022.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

GROSSI, M. G. R.; DE AGUIAR, C.; SANTOS, D. de C. S. Uso e os desafios do metaverso na educação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202420, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65704. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/65704. Acesso em: 18 dic. 2024.