NAS TRAMAS DO CINEMA: SENSIBILIDADES CORPORAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

Resumo

Pensar a relação ensino-aprendizagem em História é observar um universo de múltiplas possibilidades. Neste caminho, junto a turma de 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no munícipio de Nova Palmeira – PB, o leque de possibilidades se abriu. Tendo como objetivo pensar as sensibilidades corporais e as tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em História, a partir de tramas cinematográficas, este trabalho fora sendo esculpido. Metodologicamente, trabalhamos com análise de pesquisa qualitativa. A partir de debates em sala de aula e questionários aplicados, colhemos experiências enriquecedoras que refletidas trazem contribuições ao campo educacional. Na construção das análises do material produzido, recorremos a discussões sobre corpo, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, ensino de História, relação entre cinema e História. Ao desenharmos e colorirmos este trabalho, observamos que as reflexões elencadas são postas de maneira a inspirar novas práticas docentes e promover relações de ensino-aprendizagem em que os alunos se coloquem como personagens principais, protagonistas da sua História no âmbito da educação escolar.

 

Palavras-chave: Corpo, Tecnologias Digitais, Ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Janielly Souza dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), Especialização em História do Brasil/Paraíba pelas Faculdades Integradas de Patos (2009), Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Pesquisa temas ligados a História Local, Ensino de História, Identidades, Memória, Sociabilidades, Sensibilidades, Casamento, Família, Gênero, Corpo.
Márcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação ProPEd/UERJ. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM/UFRN), Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFSC), Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália) e do Grupo de Estudos em Ludomotricidade (GEL/UFRN).

Referências

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto-Portugal: Porto, 2013 (Coleção Ciência da Educação).

CAMPELO, Cleide Riva. Cal(e)idoscorpos: Um estudo semiótico do corpo e seus códigos. São Paulo: ANNABLUME, 1996.

DIWAN, Pietra. Corpo. In: PINSY, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2010.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação e Cinema na Escola. In: Revista Teias. Rio de Janeiro, ano 8, nº 15-16, jan/dez 2007. p. 1-13.

FERRARI, Rodrigo Duarte. Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas. 2015. 202 f. Trabalho de conclusão de curso (Tese) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC, 2015.

FERRO, Marc. Cinema e História. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.

PALFREY, Jonh; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. In: Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Colloques, mis en ligne le 04 février 2005, Consultado em 30 de julho de 2019. Disponível em http://journals.openedition.org/nuevomundo/229.

PRESNKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. 2001. Consultado em 28 de agosto de 2019. Disponível em http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf

SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: _____ (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo horizonte: Autêntica, 2001.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado
2019-12-12
Como Citar
Souza dos Santos, J., & Oliveira, M. R. R. de. (2019). NAS TRAMAS DO CINEMA: SENSIBILIDADES CORPORAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. Revista Temas Em Educação, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/48543
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS