NAS TRAMAS DO CINEMA: SENSIBILIDADES CORPORAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

ATTHE MOVIE PLOTS: BODY SENSIBILITIES AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE TEACHING LEARNING RELATIONSHIP IN HISTORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48543

Palavras-chave:

Corpo, Tecnologias Digitais, Ensino-aprendizagem

Resumo

Pensar a relação ensino-aprendizagem em História é observar um universo de múltiplas possibilidades. Neste caminho, junto a turma de 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no munícipio de Nova Palmeira – PB, o leque de possibilidades se abriu. Tendo como objetivo pensar as sensibilidades corporais e as tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em História, a partir de tramas cinematográficas, este trabalho fora sendo esculpido. Metodologicamente, trabalhamos com análise de pesquisa qualitativa. A partir de debates em sala de aula e questionários aplicados, colhemos experiências enriquecedoras que refletidas trazem contribuições ao campo educacional. Na construção das análises do material produzido, recorremos a discussões sobre corpo, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, ensino de História, relação entre cinema e História. Ao desenharmos e colorirmos este trabalho, observamos que as reflexões elencadas são postas de maneira a inspirar novas práticas docentes e promover relações de ensino-aprendizagem em que os alunos se coloquem como personagens principais, protagonistas da sua História no âmbito da educação escolar.

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Biografia do Autor

Janielly Souza dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), Especialização em História do Brasil/Paraíba pelas Faculdades Integradas de Patos (2009), Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Pesquisa temas ligados a História Local, Ensino de História, Identidades, Memória, Sociabilidades, Sensibilidades, Casamento, Família, Gênero, Corpo.

Márcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação ProPEd/UERJ. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM/UFRN), Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFSC), Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália) e do Grupo de Estudos em Ludomotricidade (GEL/UFRN).

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

SOUZA DOS SANTOS, J.; OLIVEIRA, M. R. R. de. NAS TRAMAS DO CINEMA: SENSIBILIDADES CORPORAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: ATTHE MOVIE PLOTS: BODY SENSIBILITIES AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE TEACHING LEARNING RELATIONSHIP IN HISTORY. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48543. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/48543. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS