UM ESTUDO DE CASO DE ALUNAS COM DEFICIÊNCIA NEOMOTORA: UMA ANÁLISE DE SUA VIVÊNCIA ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO REGULAR NA ÓTICA DE SEUS PROFESSORES

A CASE STUDY OF STUDENTS WITH NEUROMOTIVE DISABILITIES: AN ANALYSIS OF THEIR SCHOOL EXPERIENCE IN A REGULAR EDUCATION INSTITUTION FROM THEIR TEACHERS’ PERSPECTIVE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51191

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Prática Docente, Professor de Apoio

Resumo

O trabalho aqui apresentado busca compreender como é a vida escolar de duas alunas com deficiência neuromotora, ótica dos profissionais da educação que as acompanham diariamente em uma escola da rede municipal da cidade de Esmeraldas, em Minas Gerais. A escolha do tema se deu pelo interesse em compreender como os educadores do Ensino Fundamental I enfrentam os desafios de trabalhar com alunas com necessidades educacionais especiais, sendo que uma apresentava sequelas de mielomeningocele, e a outra, sequelas de hipóxia perinatal. Para realização deste estudo foram feitas inúmeras leituras, observações e entrevistas. Foram selecionadas as profissionais da educação que mantinham contato mais próximo com estas alunas. Percebeu-se, com este estudo, o despreparo e a insegurança das profissionais em trabalhar com crianças com este tipo de limitações, assim como também foi possível perceber a “exclusão” das mesmas em um ambiente que deveria ser de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Marques, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Stela Maria Fernandes MarquesPhD Professora Adjunta e Pesquisadora
Programa de Pós-graduação em Educação PUC-Minas, Coração Eucarístico Edifício Emaús, Av. Itaú, 505, 3.º andar, sala 311 CEP 30.535-012, Dom Cabral, Belo Horizonte MG, Brasil Secretaria: (31) 3412-7269 Lattes CVhttp://lattes.cnpq.br/7281575262099939

Luciene Cangussu, Prefeitura Municipal de Esmeraldas-MG

Pedagoga

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

MARQUES, S.; CANGUSSU, L. UM ESTUDO DE CASO DE ALUNAS COM DEFICIÊNCIA NEOMOTORA: UMA ANÁLISE DE SUA VIVÊNCIA ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO REGULAR NA ÓTICA DE SEUS PROFESSORES: A CASE STUDY OF STUDENTS WITH NEUROMOTIVE DISABILITIES: AN ANALYSIS OF THEIR SCHOOL EXPERIENCE IN A REGULAR EDUCATION INSTITUTION FROM THEIR TEACHERS’ PERSPECTIVE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51191. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/51191. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA