"ATÉ O SOL TORNA-SE QUADRADO" A PROPÓSITO DO LIVRO DE MARIA SALETE VAN DER POEL, VIDAS APRISIONADAS: RELATOS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA (POEL, 2018)

"UNTIL THE SUN BECOMES SQUARE" ON THE PURPOSE OF THE BOOK BY MARIA SALETE VAN DER POEL, LISTS TAKEN: REPORTS OF AN EDUCATIONAL PRACTICE (POEL, 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.52944

Palavras-chave:

Relatos de uma prática educativa

Resumo

O livro Vidas Aprisionadas é, acima de tudo, o registro da vida extraordinária da sua autora, Maria Salete van der Poel. Em todos os capítulos, é a sua história de “educadora popular militante transgressora” (POEL, 2019a, s/p), como ela própria se define, que nos é contada e apresentada – quando se refere à situação da educação no Brasil, ou às condições dos presídios, ou às práticas educativas em situação penitenciária, ou às histórias de vida dos presos...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora Titular no Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

António Nóvoa, Unesco

Professor universitário português, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea. Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade. A partir de Abril de 2018, é o Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO.

Referências

ANDES - SN. Atitudes de rebeldia: as formas da universidade tecnocrática, o aparato vigilante - repressivo e as resistências dos professores da UFF durante a ditadura. Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense - Seção Sindical do ANDES - SN. Rio de Janeiro: Usina Editorial, 2018.

BRUM, Eliane. A menina quebrada e outras colunas de Eliane Brum. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo, Cortez Editora, 1991.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo, Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 2a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 2.ª edição, 1995.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, Ministério da Saúde, 1988.

POEL, Maria Salete van der. Alfabetização de adultos – Sistema Paulo Freire. Estudo de caso num presídio. Petrópolis, Vozes, 1981.

POEL, Maria Salete van der. Se eu perder a utopia, eu perco a vida, diz Maria Salete van der Poel. [Entrevista disponibilizada em 26 de junho de 2019b.] Disponível em: <https://www.extraclasse.org.br/educacao/2019/06/se-eu-perder-a-utopia-eu-perco-a-vida>. Entrevista concedida a Cristiano Goldschmidtv. Acesso em: 15 mai. 2020.

POEL, Maria Salete van der. Vidas Aprisionadas – Relatos de uma prática educativa, São Leopoldo, Oikos, 2018.

POEL, Salete van der. “Escrevivendo a liberdade: O papel da literatura nas prisões”, VI Congresso Nacional de Educação. 2019a. Disponível em <https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8309_25112019164029.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2020.

Para além das obras indicadas, consultar também dois vídeos:

- Vermelha por dentro, entrevista de Samara Mello a Salete van der Poel, João Pessoa, 2016 (http://memoriasdeverdade.blogspot.com/2016/07/vermelha-por-dentro.html).

- Repressão e Resistência na Paraíba - Maria Salete van der Pöel e Ana Rita Castro (https://www.youtube.com/watch?v=r16BdafPf7E). 8ª sessão de depoimentos de perseguidos pela ditadura militar, realizada em 31.03.2011, Auditório da Central de Aulas/UFPB, Coordenação: Rosa Maria Godoy Silveira.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

OLIVEIRA, V. M. F. de; NÓVOA, A. &quot;ATÉ O SOL TORNA-SE QUADRADO&quot; A PROPÓSITO DO LIVRO DE MARIA SALETE VAN DER POEL, VIDAS APRISIONADAS: RELATOS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA (POEL, 2018): &quot;UNTIL THE SUN BECOMES SQUARE&quot; ON THE PURPOSE OF THE BOOK BY MARIA SALETE VAN DER POEL, LISTS TAKEN: REPORTS OF AN EDUCATIONAL PRACTICE (POEL, 2018). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.52944. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/52944. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ – EXPRESSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE