DO SECO PANDÊMICO COVID-19 À VIRTUALIZAÇÃO APRECIADA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CASO CANTUTA

FROM THE COVID-19 PANDEMIC SIEGE TO THE PRIZED VIRTUALIZATION IN THE PUBLIC UNIVERSITY: CASE CANTUTA

Autores

Palavras-chave:

Modelo pedagógico, Virtualização, Curso virtual, Formação de professores em ambiente virtual, Pandemia Covid-19

Resumo

Este artigo busca compreender a transição pressionada pelo estouro da pandemia Covid-19, das tradicionais formas presenciais de formação profissional, padrão pedagógico-didático dominante nas universidades peruanas, em particular nas públicas, para o campo da "sociedade em rede" (Castell, 1997) com base na velocidade da informação, do conhecimento e da quebra das relações espaço-temporais (NTICs); isto é, percorrer a complexa jornada, em período peremptório, da virtualização das aulas de formação profissional universitária. Não temos informações precisas sobre quantas universidades públicas peruanas projetaram e desenvolveram um modelo educacional de universidade virtual. Este dado não se encontra no site do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) e Superintendência Nacional de Ensino Superior Universitário (SUNEDU). Paradoxos da fragilidade da institucionalidade em nosso país, corroída pelo mito do mercado e do empreendedorismo; atravessado internamente por ondas contínuas de corrupção e pelo jogo antidemocrático das cúpulas do poder. Universidades abandonadas nas últimas cinco décadas, sem auxílio estatal para o cumprimento de suas funções essenciais, hoje são obrigadas a realizar esse salto com vara. O caso que apresentamos é o da Universidade Nacional de Educação Enrique Guzmán y Valle (UNE) La Cantuta. Faz parte da pesquisa da equipe pertencente ao Projeto: Estudo comparativo da orientação teórico-epistemológica na formação de professores. Casos de faculdades de educação de universidades da Lima Metropolitana e Huancayo.

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Biografia do Autor

Ronal Rodolfo Garnelo Escobar, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Professor e antropólogo da Universidad Nacional Mayor de San Marcos e da Universidad Nacional de Educación. Doutora em Educação em Políticas Públicas e profissão docente pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Brasil e Mestre em Gestão Educacional pela Universidade Nacional de Educação-UNE. Com bacharelado e bacharelado em Educação e Antropologia. E experiência na área de Educação Básica e Superior, participando de projetos educacionais alternativos e populares de Formação de Professores como diretora Pedagógica San Marcos. Atualmente se dedica à docência universitária de graduação e pós-graduação com interesse principalmente nos seguintes temas de pesquisa: políticas e trabalho docente, interculturalidade e história da educação e formação de professores. Coordenador no Peru da Rede Latino-americana de Pesquisadores para o Estudo do Trabalho Docente - RED ESTRADO. Núcleo Participante Estudo comparativo da orientação teórico-epistemológica na formação de professores.

Carlos Astete Barrenechea, Universidad Nacional de Educación - La Cantuta de Perú

Diretor do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Faculdade de Pedagogia e Cultura Física da Universidade Nacional de Educação (UNE), participou como membro da comissão curricular da Faculdade de Pedagogia, membro da elaboração do regulamento geral da UNE e presidente da assembleia estatutária da UNE. Doutor em Ciências Sociais / Sociologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) e Mestre em Ensino Superior pela Universidade Nacional de Educação (UNE), com pós-graduação na Escola de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Graduado e Bacharel em Educação na especialidade História. Tem interesse principalmente nos seguintes temas de pesquisa: sociologia do poder, cultura e educação, epistemologia e formação de professores. Coordenadora e participante do Núcleo de Estudos Comparativos da orientação teórico-epistemológica na formação de professores.

Vicente Ramos Casavilca, Universidad Nacional de Educación - La Cantuta de Perú

Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Docência Universitária pela Universidade Nacional de Educação (UNE), La Cantuta-Peru. É Bacharel e Licenciado em Pedagogia e Humanidades pela Universidade Nacional do Centro do Peru (UNCP), Huancayo. Coordenadora de Educação Continuada da Faculdade de Pedagogia e Cultura Física da Universidade Nacional de Educação (UNE). Com especialização em Educação Básica Alternativa (UNE), Pesquisa Educacional e Educação Básica (UNE). Ele está interessado principalmente nos seguintes tópicos de pesquisa: educação básica alternativa, pesquisa educacional e treinamento de professores. Membro do Núcleo de Estudos Comparados da orientação teórico-epistemológica na formação de professores e da epistemologia das Ciências Não Lineares para uma educação integrativa da Universidade Nacional de Educação.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

RONAL RODOLFO GARNELO ESCOBAR; CARLOS ASTETE BARRENECHEA; VICENTE RAMOS CASAVILCA. DO SECO PANDÊMICO COVID-19 À VIRTUALIZAÇÃO APRECIADA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CASO CANTUTA: FROM THE COVID-19 PANDEMIC SIEGE TO THE PRIZED VIRTUALIZATION IN THE PUBLIC UNIVERSITY: CASE CANTUTA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/55774. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: Restaurações conservadoras no campo educacional na América Latina