AFETIVIDADE E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56246

Palavras-chave:

Estudo documental. Psicogenética walloniana. Atividade docente.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é identificar as prescrições feitas aos(às) professores(as) presentes nos materiais didáticos de educação socioemocional, visando contribuir para a discussão sobre a atividade docente, em sua interface com a afetividade. Para isso, foram catalogados e analisados livros de três programas de ensino a partir da psicogenética walloniana e outros estudos críticos do campo da Educação. Foi elaborada a priori uma ficha de análise, a qual foi preenchida às cegas por duas pesquisadoras. Assim, foi possível identificar cinco características principais impostas aos profissionais, quais sejam professor-conciliador, professor-terapeuta, professor-motivador, professor-sedutor e professor-aprendiz. Pode-se perceber, portanto, que todos os materiais, partindo de uma compreensão individualizante e a-histórica de educação e de sujeito, buscam mitigar a característica reflexiva e criativa do trabalho docente, bem como prioizam os saberes atitudinais sobre as demais formas de saberes pertinentes à prática docente.

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Biografia do Autor

Ana Laura Peralta, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada e bacharela em psicologia pela Universidade Federal de Goiás e mestranda em Psicologia do desenvolvimento e escolar/UNB

Jordana de Castro Balduino Paranahyba, UFG

Psicóloga pela PUC-Goiás, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Professora Associada da área de Psicologia da Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1444222161390647
E-mail: jordanabalduino@ufg.br

Soraya Vieira Santos, UFG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. É professora adjunta da FE/UFG na disciplina "Psicologia da Educação" e está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC da FE/UFG. Investiga principalmente temáticas relacionadas aos fundamentos da educação, à formação de professores e à relação psicologia e educação, a partir do aporte teórico de Henri Wallon. Atualmente coordena a pesquisa "A emoção na escola: um estudo sobre como a temática da afetividade tem comparecido nas escolas de Educação Básica".

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

PERALTA, A. L.; DE CASTRO BALDUINO PARANAHYBA, J. .; VIEIRA SANTOS, S. . AFETIVIDADE E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 283–297, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.56246. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/56246. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA