100 ANOS DE PAULO FREIRE: OLHARES SOBRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES

Autores

  • Aline da Silva da Fonseca Universidade Estadual do Paraná- Unespar
  • Márcia Marlene Stentzler Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.60877

Palavras-chave:

Paulo Freire, Ensino e aprendizagem, Formação de professoras e professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o ensino, a aprendizagem e a formação docente a partir das obras Pedagogia da Autonomia e Professora sim, Tia não, de Paulo Freire. Esse intelectual pensou a educação e a sociedade interconectadas. Vislumbrou novas perspectivas para formação docente e para o trabalho de professoras e professores, visando à formação de um cidadão crítico e participante nas decisões políticas do país. A comemoração do centenário de seu nascimento é um momento ímpar para revisitar obras suas, com interrogações do tempo presente. Os livros analisados situam a educação como um ato político e transformador. Se efetiva por meio da rigorosidade científica, metódica e na amorosidade como princípio da ética universal que sustenta a postura profissional de professoras e professores. O estudo é qualitativo e de cunho bibliográfico. Além de Freire (1997; 2002), buscamos suporte em Brandão (2014) e Soares (2020), entre outros autores. Os dois livros analisados trazem contribuições para a atuação docente junto aos trabalhadores também no século XXI, defesa da educação pública, formação de docentes críticos e comprometidos com a transformação social.

 

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Biografia do Autor

Aline da Silva da Fonseca, Universidade Estadual do Paraná- Unespar

Graduada em Pedagogia pela UNESPAR, campus de Paranavaí (PR).

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação. Docente na Universidade Estadual do Paraná, curso de Pedagogia e no PPIFOR/Unespar.

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Publicado

2022-04-05

Como Citar

DA SILVA DA FONSECA, A.; STENTZLER, M. M. . 100 ANOS DE PAULO FREIRE: OLHARES SOBRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 61–76, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.60877. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/60877. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

V Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte