O ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: O ESTUDO DO FENÔMENO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

THE STUDY OF THE RELIGIOUS PHENOMENON IN THE BRAZILIAN PUBLIC SCHOOL

Autores

  • Keila Patricia Gonzalez Unesp - Rio Claro
  • Romualdo Dias Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61776

Palavras-chave:

Ensino religioso, Base Nacional Comum Curricular, Escola pública

Resumo

Neste artigo, analisa-se o currículo do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como referência teórica, especialmente, os trabalhos de Ivor Goodson em história das disciplinas. Para tanto, traçamos um breve histórico dessa disciplina na legislação, especialmente a partir da inserção do ensino religioso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, quando começa a se desenvolver a ideia do ensino religioso como conhecimento religioso até sua inclusão na BNCC, em 2017. Considerando essa trajetória histórica do ensino religioso, procuramos compreender como se estruturam os conteúdos, as práticas prescritas, a finalidade dessa disciplina escolar na escola pública e como estes desvelam os conflitos e as disputas em torno da laicidade estatal em sua introdução na BNCC. Defende-se que a história da disciplina do ensino religioso (1996-2017) se mescla de forma não linear nas diferentes unidades da Federação com os objetivos utilitários e pedagógicos de difusão da religião e acadêmicos do conhecimento religioso, representados pelos variados modelos de ensino religioso. Conclui-se que no currículo do ensino religioso proposto na BNCC acentua-se a promoção dos objetivos acadêmicos, vinculando os estudiosos da área de Ciências da Religião à disciplina escolar de ensino religioso.

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Biografia do Autor

Keila Patricia Gonzalez, Unesp - Rio Claro

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus Assis e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus Rio Claro. Tem experiência na educação básica e no ensino superior nas áreas de História e Filosofia, com ênfase em História do Brasil, História Contemporânea, História da Educação. 

Romualdo Dias, Unesp - Rio Claro

Possui Licenciatura em Filosofia (1979) e Pedagogia (1980) pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras de São João Del Rei, Mestrado em Educação (1986) pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência (1993) pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Fez pós-doutorado em Ciência Política, na Universidade Complutense de Madri (2014-2015). Atualmente é Professor Assistente Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Líder do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação", formalmente registrado no CNPQ. Membro do Conselho do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - RJ. Professor visitante na Universidade de Bolonha - Itália, no segundo semestre de 2016. Assessor pedagógico do Common Action Fórum, em Madri - Espanha. Tem experiência na área de Filosofia e Psicanálise, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas de subjetivação, subjetividade, corpo e organização comunitária.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

GONZALEZ, K. P.; DIAS, R. . O ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: O ESTUDO DO FENÔMENO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: THE STUDY OF THE RELIGIOUS PHENOMENON IN THE BRAZILIAN PUBLIC SCHOOL . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 193–212, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61776. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/61776. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO