Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico- dialético
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65475Palavras-chave:
Método dialético, Pesquisa, MetodologiaResumo
O presente artigo objetiva tratar dos caminhos investigativos das políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético. Está ancorado em estudos bibliográficos e na experiência dos estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo da nossa trajetória acadêmica e docente. Situamos o Método Histórico-Dialético (MHD), destacando a relação de organicidade entre o processo de produção do conhecimento e a realidade histórico-social na apropriação do real em sua concretude, gênese e múltiplas determinações. Enfocamos a relação sujeito-objeto, as categorias contradição, totalidade, reprodução, mediação e hegemonia; destacamos a questão relativa à escolha do tipo de pesquisa e procedimentos de coleta e síntese de dados. Concluímos que as pesquisas sobre políticas educacionais podem contribuir tanto para o desvelamento do real, quanto para a transformação da realidade em função da emancipação humana.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
CARDOSO, M. L. A periodização e a ciência da história: observações preliminares. Rio de Janeiro. [Mimeo]. 1997.
CARDOSO, M. L. O mito do método. In: Boletim Carioca de Geografia. 1976.
COLARES, A. A. História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 187-202, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639960
COLARES, M. L. I. S.; ASSIS, A. E. S. Q.; PEREZ, J. R. R. Dimensões a serem consideradas para a discussão de políticas educacionais na realidade amazônica. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2926. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926
COLARES, A. A.; ARRUDA, E. P. de; COLARES, M. L. I. S. O materialismo histórico dialético aplicado na compreensão do fenômeno educacional. Cenas educacionais, V. 4, p. E11448, 8 Jun. 2021.
CURY, J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CHAGAS, E. O método dialético de Marx: investigação e exposição crítica do objeto. 2011. Disponível em: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese /article/view /1036/1460
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
ENGUITA, M. F. Trabalho. Escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional (p. 69-79). São Paulo: Cortez, 2001.
GAMBOA, S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2013.
KOSIK, K. A dialética do concreto. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o barão de münchhausen: Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez, 1994.
MARX, K. O capital. V. 1, L. 1.Tomos 1 e 2. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MARX, K. Manuscritos econômicos, filosóficos e outros textos escolhidos. (Os pensadores). 5 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
MEZÀROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MEZÀROS, I. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.
MORAES, L. E. P. de. Materialismo Histórico e Dialético: perspectivas metodológicas introdutórias. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020196, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1743. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1743
MÜLLER, M. L. Exposição do método dialético em “o Capital”. In: Boletim SEAF (p. 17-41), n. 2. Belo Horizonte, 1982.
ZÚÑIGA, L. C. M. Educación y sociedad: apuntes para una aproximación a la praxis educativa desde el marxismo. Actualidades Investigativas en Educación [Volumen 9, Número 2, p. 1-13]. Revista Electrónica publicada por el Instituto de Investigación en Educación Universidad de Costa Rica, 2009. ISSN 1409-4703. Disponível em: http://revista.inie.ucr.ac.cr
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).