Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico- dialético

Autores

  • Maria José Pires Barros Cardozo Universidade Federal do Maranhão - UFMA https://orcid.org/0000-0003-0059-7006
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65475

Palavras-chave:

Método dialético, Pesquisa, Metodologia

Resumo

O presente artigo objetiva tratar dos caminhos investigativos das políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético. Está ancorado em estudos bibliográficos e na experiência dos estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo da nossa trajetória acadêmica e docente. Situamos o Método Histórico-Dialético (MHD), destacando a relação de organicidade entre o processo de produção do conhecimento e a realidade histórico-social na apropriação do real em sua concretude, gênese e múltiplas determinações. Enfocamos a relação sujeito-objeto, as categorias contradição, totalidade, reprodução, mediação e hegemonia; destacamos a questão relativa à escolha do tipo de pesquisa e procedimentos de coleta e síntese de dados. Concluímos que as pesquisas sobre políticas educacionais podem contribuir tanto para o desvelamento do real, quanto para a transformação da realidade em função da emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

CARDOSO, M. L. A periodização e a ciência da história: observações preliminares. Rio de Janeiro. [Mimeo]. 1997.

CARDOSO, M. L. O mito do método. In: Boletim Carioca de Geografia. 1976.

COLARES, A. A. História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 187-202, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639960

COLARES, M. L. I. S.; ASSIS, A. E. S. Q.; PEREZ, J. R. R. Dimensões a serem consideradas para a discussão de políticas educacionais na realidade amazônica. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2926. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926

COLARES, A. A.; ARRUDA, E. P. de; COLARES, M. L. I. S. O materialismo histórico dialético aplicado na compreensão do fenômeno educacional. Cenas educacionais, V. 4, p. E11448, 8 Jun. 2021.

CURY, J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

CHAGAS, E. O método dialético de Marx: investigação e exposição crítica do objeto. 2011. Disponível em: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese /article/view /1036/1460

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

ENGUITA, M. F. Trabalho. Escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional (p. 69-79). São Paulo: Cortez, 2001.

GAMBOA, S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2013.

KOSIK, K. A dialética do concreto. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o barão de münchhausen: Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez, 1994.

MARX, K. O capital. V. 1, L. 1.Tomos 1 e 2. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MARX, K. Manuscritos econômicos, filosóficos e outros textos escolhidos. (Os pensadores). 5 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

MEZÀROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MEZÀROS, I. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.

MORAES, L. E. P. de. Materialismo Histórico e Dialético: perspectivas metodológicas introdutórias. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020196, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1743. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1743

MÜLLER, M. L. Exposição do método dialético em “o Capital”. In: Boletim SEAF (p. 17-41), n. 2. Belo Horizonte, 1982.

ZÚÑIGA, L. C. M. Educación y sociedad: apuntes para una aproximación a la praxis educativa desde el marxismo. Actualidades Investigativas en Educación [Volumen 9, Número 2, p. 1-13]. Revista Electrónica publicada por el Instituto de Investigación en Educación Universidad de Costa Rica, 2009. ISSN 1409-4703. Disponível em: http://revista.inie.ucr.ac.cr

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

PIRES BARROS CARDOZO, M. J. .; IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L.; ALENCAR COLARES, A. Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico- dialético. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202348, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65475. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/65475. Acesso em: 18 nov. 2024.