A pandemia da COVID-19 e o processo de ensino-aprendizagem:
o que dizem as crianças com queixa escolar?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66162Palavras-chave:
Pandemia, Processo de ensino-aprendizagem, Queixas escolares, Teoria Histórico-CulturalResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da pandemia da Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem pela ótica de crianças com queixa escolar. Foi realizada pesquisa qualitativa de caráter analítico. Participaram três crianças, com idade de 11 anos, cursando o 6°. ano do ensino fundamental. Todas foram atendidas pelo projeto de extensão “Orientação à queixa escolar à luz da Teoria Histórico-Cultural” da X no período de 2020/2021, de modo remoto. Foi realizada entrevista semiestruturada, individual no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (CEAPSI). A análise foi feita com base nos núcleos de significação, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural. Foram elegidos três núcleos: 1) Percepções sobre as aulas e atividades remotas e as implicações destas no processo de ensino-aprendizagem; 2) A mediação realizada durante o ensino remoto; 3) Implicações do projeto de OQE no processo de escolarização em tempo pandêmico. As narrativas enfocam um processo de ensino-aprendizagem deficitário e ainda mais complexo, devido à transposição abrupta do ensino presencial para o remoto. Torna-se preponderante a ampliação das investigações sobre o tema, atentando-se às vivências das próprias crianças e compreendendo o processo de escolarização de maneira ampla, crítica e em sua totalidade com a realidade concreta.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J. de; ARANHA, E. M. G; SOARES, J. R. Núcleos de significação: análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.51, p.1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053147305. Acesso em: 7 jul. 2023.
ALMEIDA, L. C; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educação & Sociedade, Campinas, v.41, p.1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.239688. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.23968. Acesso em: 7 jul. 2023.
ARAUJO, D. C. G.; OLIVEIRA, L. N. de; BERETTA, R. C. de S; BITTAR, C. M. L. Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? Saúde e Sociedade, São Paulo, v.31, n.1, p.1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877. Acesso em: 7 jul. 2023.
DIVERTIDAMENTE. Direção: Pete Docter. Produção de The Walt Disney Company. Estados Unidos: Pixar Animation Studios, 2015. 1 DVD (104 min).
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GOMES, C. A. V; MELLO, S. A. Educação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, p. 677-694, jul./dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p677. Acesso em: 7 jul. 2023.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 16.ed. São Paulo: Ícone, 2017.
LIB NEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LUNARDI, N. M. S. S.; NASCIMENTO, A.; SOUSA, J. B. de; SILVA, N. R. M. da; PEREIRA, T. G. N; FERNANDES, J. da S. G. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.46, n.2, p.1-22, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236106662 . Acesso em: 7 jul. 2023.
MACHADO, A. M. Avaliação psicológica na educação: mudanças necessárias. In: TANAMACHI, E. de R.; SOUZA, M. P. R. de; ROCHA, M. L. da. Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 250f. Tese (Livre-Docência em Psicologia da Educação) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
NUNES; A. C. de A; TOSTA, M. C. F; SILVA, J. C. Orientação à queixa escolar e a atuação na pandemia: relato de experiência. In: PESSOA, C. T; SILVA; F. D. A. [Orgs.] Pesquisas Educacionais e a organização do trabalho pedagógico: diálogos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Profissionalização Docente e Didática v. 13. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
SARAIVA, L. F. de O. Olhares em foco: tensionando silenciamentos. In: SOUZA, B. de P. (Org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2020.
SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de conjuntura (BOCA), Boa Vista, v.2, n.5, p.128-136, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3828085. Acesso em: 7 jul. 2023.
SOUSA, F. V. P. de; MOURA, A. S. B. O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.4, p.1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6397 . Acesso em: 7 jul. 2023.
SOUZA, B. de P. Apresentando a orientação à queixa escolar. In: SOUZA, B. de P. (Org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2020.
UNESCO. Em apoio à Declaração Conjunta sobre REA: lançamento de orientações sobre práticas educacionais abertas durante a pandemia da COVID-19. [S.l.], 19 maio 2020. Disponível em: https://iite.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/Guidance-on-Open-Educational-Practices-during-School-Closures-English-Version-V1_0.pdf . Acesso em: 7 jul. 2023.
UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação. Brasil, abr. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf . Acesso em: 7 jul. 2023.
VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n.71, p.21-44, jul. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200002. Acesso em: 7 jul. 2023.
VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).