A pandemia da COVID-19 e o processo de ensino-aprendizagem:

o que dizem as crianças com queixa escolar?

Autores

  • Maria Carolina Ferreira Tosta Universidade Federal de Catalão
  • Janaina Cassiano Silva Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66162

Palavras-chave:

Pandemia, Processo de ensino-aprendizagem, Queixas escolares, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da pandemia da Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem pela ótica de crianças com queixa escolar. Foi realizada pesquisa qualitativa de caráter analítico. Participaram três crianças, com idade de 11 anos, cursando o 6°. ano do ensino fundamental. Todas foram atendidas pelo projeto de extensão “Orientação à queixa escolar à luz da Teoria Histórico-Cultural” da X no período de 2020/2021, de modo remoto. Foi realizada entrevista semiestruturada, individual no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (CEAPSI). A análise foi feita com base nos núcleos de significação, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural. Foram elegidos três núcleos: 1) Percepções sobre as aulas e atividades remotas e as implicações destas no processo de ensino-aprendizagem; 2) A mediação realizada durante o ensino remoto; 3) Implicações do projeto de OQE no processo de escolarização em tempo pandêmico. As narrativas enfocam um processo de ensino-aprendizagem deficitário e ainda mais complexo, devido à transposição abrupta do ensino presencial para o remoto. Torna-se preponderante a ampliação das investigações sobre o tema, atentando-se às vivências das próprias crianças e compreendendo o processo de escolarização de maneira ampla, crítica e em sua totalidade com a realidade concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, W. M. J. de; ARANHA, E. M. G; SOARES, J. R. Núcleos de significação: análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.51, p.1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053147305. Acesso em: 7 jul. 2023.

ALMEIDA, L. C; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educação & Sociedade, Campinas, v.41, p.1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.239688. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.23968. Acesso em: 7 jul. 2023.

ARAUJO, D. C. G.; OLIVEIRA, L. N. de; BERETTA, R. C. de S; BITTAR, C. M. L. Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? Saúde e Sociedade, São Paulo, v.31, n.1, p.1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877. Acesso em: 7 jul. 2023.

DIVERTIDAMENTE. Direção: Pete Docter. Produção de The Walt Disney Company. Estados Unidos: Pixar Animation Studios, 2015. 1 DVD (104 min).

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GOMES, C. A. V; MELLO, S. A. Educação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, p. 677-694, jul./dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p677. Acesso em: 7 jul. 2023.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 16.ed. São Paulo: Ícone, 2017.

LIB NEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LUNARDI, N. M. S. S.; NASCIMENTO, A.; SOUSA, J. B. de; SILVA, N. R. M. da; PEREIRA, T. G. N; FERNANDES, J. da S. G. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.46, n.2, p.1-22, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236106662 . Acesso em: 7 jul. 2023.

MACHADO, A. M. Avaliação psicológica na educação: mudanças necessárias. In: TANAMACHI, E. de R.; SOUZA, M. P. R. de; ROCHA, M. L. da. Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 250f. Tese (Livre-Docência em Psicologia da Educação) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

NUNES; A. C. de A; TOSTA, M. C. F; SILVA, J. C. Orientação à queixa escolar e a atuação na pandemia: relato de experiência. In: PESSOA, C. T; SILVA; F. D. A. [Orgs.] Pesquisas Educacionais e a organização do trabalho pedagógico: diálogos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Profissionalização Docente e Didática v. 13. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SARAIVA, L. F. de O. Olhares em foco: tensionando silenciamentos. In: SOUZA, B. de P. (Org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2020.

SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de conjuntura (BOCA), Boa Vista, v.2, n.5, p.128-136, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3828085. Acesso em: 7 jul. 2023.

SOUSA, F. V. P. de; MOURA, A. S. B. O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.4, p.1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6397 . Acesso em: 7 jul. 2023.

SOUZA, B. de P. Apresentando a orientação à queixa escolar. In: SOUZA, B. de P. (Org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2020.

UNESCO. Em apoio à Declaração Conjunta sobre REA: lançamento de orientações sobre práticas educacionais abertas durante a pandemia da COVID-19. [S.l.], 19 maio 2020. Disponível em: https://iite.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/Guidance-on-Open-Educational-Practices-during-School-Closures-English-Version-V1_0.pdf . Acesso em: 7 jul. 2023.

UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação. Brasil, abr. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf . Acesso em: 7 jul. 2023.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n.71, p.21-44, jul. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200002. Acesso em: 7 jul. 2023.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

FERREIRA TOSTA, M. C.; CASSIANO SILVA, J. . A pandemia da COVID-19 e o processo de ensino-aprendizagem: : o que dizem as crianças com queixa escolar?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202444, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66162. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66162. Acesso em: 18 nov. 2024.