Memória, Educação e Formação:

trajetória do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • José Antônio Gabriel Neto Universidade Federal do Ceará
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66307

Palavras-chave:

Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Educação

Resumo

Em anos recentes, a pós-graduação tem sido objeto de estudo cada vez mais recorrente nas pesquisas educacionais. Partindo dessa premissa, este ensaio tem por objetivo refletir sobre a pós-graduação no Brasil e, mais especificamente, resgatar parte da história do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio das suas propostas formativas ao longo do tempo. Para tanto, fez-se uso de bibliografia especializada, bem como documentos relativos à criação dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da UFC. Os resultados obtidos indicaram que o Programa passou por um processo longo de maturação antes de sua criação e vem formando, com consistência, recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado há mais de 45 anos. Por fim, considerando a conjuntura dos últimos tempos, concluímos que existem desafios consideráveis a serem enfrentados, não só pelo Programa, mas pelo conjunto da pós-graduação nacional como um todo.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

ANTÔNIO GABRIEL NETO, J.; TÁVORA FURTADO RIBEIRO, L. Memória, Educação e Formação:: trajetória do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202402, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66307. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66307. Acesso em: 18 dez. 2024.