Leitura na era digital:

o uso massivo da internet pode afetar a compreensão de textos?

Autores

  • Melina Borges Omitto USP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66536

Palavras-chave:

Leitura, Era digital, Compreensão de textos

Resumo

A presente resenha objetiva apresentar a obra “Aspectos da leitura na era digital: como as novas tecnologias podem afetar nossa capacidade de compreender texto" cuja autoria é de Joana Souza e a publicação da editora Appris no ano de 2020. Ao longo de quatro capítulos discute com primazia as possíveis implicações da leitura em meios impressos e digitais por nativos e imigrantes digitais, verificando capacidades de concentração e atenção dos mesmos, mas não só isto, traz luz para os que se interessam pela questão do ensino da leitura e das tecnologias de comunicação e informação sobre os desafios de educar crianças e adolescentes na era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

GARDNER, H. The App Generation: How today’s youth navigate identity, intimacy, and imagination in a digital world. New Haven: Yale UP, 2013.

SMALL G. W. iIbrain: surviving the technological alteration of the modern mind. New York: Harper, 2009.

SOUZA, J. Aspectos da leitura na era digital: como as novas tecnologias podem afetar nossa capacidade de compreender textos. Curitiba: Appris, 2020. 91 p.

TAYLOR, W. L. Cloze Readability Scores as Indices of Individuals Differences in Comprehension and Aptitude Journal of Applied Psychology, 1957.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-18

Como Citar

BORGES OMITTO, M. Leitura na era digital: : o uso massivo da internet pode afetar a compreensão de textos?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202403, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66536. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66536. Acesso em: 27 abr. 2024.