Leitura na era digital:
o uso massivo da internet pode afetar a compreensão de textos?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66536Palavras-chave:
Leitura, Era digital, Compreensão de textosResumo
A presente resenha objetiva apresentar a obra “Aspectos da leitura na era digital: como as novas tecnologias podem afetar nossa capacidade de compreender texto" cuja autoria é de Joana Souza e a publicação da editora Appris no ano de 2020. Ao longo de quatro capítulos discute com primazia as possíveis implicações da leitura em meios impressos e digitais por nativos e imigrantes digitais, verificando capacidades de concentração e atenção dos mesmos, mas não só isto, traz luz para os que se interessam pela questão do ensino da leitura e das tecnologias de comunicação e informação sobre os desafios de educar crianças e adolescentes na era digital.
Downloads
Referências
CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
GARDNER, H. The App Generation: How today’s youth navigate identity, intimacy, and imagination in a digital world. New Haven: Yale UP, 2013.
SMALL G. W. iIbrain: surviving the technological alteration of the modern mind. New York: Harper, 2009.
SOUZA, J. Aspectos da leitura na era digital: como as novas tecnologias podem afetar nossa capacidade de compreender textos. Curitiba: Appris, 2020. 91 p.
TAYLOR, W. L. Cloze Readability Scores as Indices of Individuals Differences in Comprehension and Aptitude Journal of Applied Psychology, 1957.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).