Estratégias e recursos acessíveis na introduçao dos conceitos de área e perímetro no ensino de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66719Palavras-chave:
Deficiência Visual, Educação de Surdos, Recursos Acessíveis, Área e PerímetroResumo
Neste artigo, discute-se a introdução dos conceitos de contorno e preenchimento de uma região no plano, com sinônimos para o cálculo de perímetro e área de uma figura plana, como elementos essenciais para a compreensão destas grandezas, e para posterior avanço no cálculo de outras regiões, comumente estudadas nas escolas. O cálculo de perímetros e de áreas de regiões retangulares encontra-se presente na vida cotidiana e são importantes objetos de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências, sugeridas nos documentos oficiais. A atividade foi aplicada com estudantes com deficiência visual (DV) e com estudantes surdos, por meio do desenvolvimento de um recurso tátil, tridimensional, acessível, para potencializar o uso dos sentidos remanescentes dos estudantes envolvidos, a fim de que pudessem participar ativamente da resolução dos problemas propostos. Foram utilizados instrumentos de medidas convencionais e não convencionais, bem como discutiu-se, coletivamente, a utilização de termos, tais como, base, altura, dimensões, área, perímetro, entre outros, e a importância das unidades de medidas adequadas e padronizadas. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre a atividade, a necessidade de utilização de recursos e métodos acessíveis e as aproximações e os distanciamentos nas abordagens de conteúdos de Matemática para estudantes com DV e estudantes surdos. Como resultados, conclui-se que o recurso e os métodos discutidos apresentam grande potencial para proporcionar o desenvolvimento dos conceitos apresentados e, mais do que isso, podem proporcionar a participação efetiva dos estudantes na sala de aula, sobretudo por ser uma proposta direcionada a todos os estudantes, com ou sem deficiência.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: < portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf >. Acesso: 26 de setembro de 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Matemática. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base/ > Acesso: 26 de setembro de 2022.
FERNANDES, S. e HEALY, L. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: explorando Área, Perímetro e Volume através do Tato. Rio Claro (SP): Bolema, v. 23, n. 37, p. 1111- 1135, 2010.
FERREIRA, E. F. P. A integração das tecnologias digitais ao ensino e aprendizagem de geometria no ensino fundamental – anos finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado) - PPEM, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, 2016.
GOLDIN, G. A. A Scientific Perspective on Structured, Task-Based Interviews in Mathematics Education Research. In: KELLY, A. E.; LESH, R. A. (Eds.). Handbook of Research Design in Mathematics and Science Education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, p. 517-546, 2000.
LIMA, P. F.; BELLEMAIN, P. M. B. Habilidades matemáticas relacionadas com grandezas e medidas . In: FONSECA, M. C. F. R. (org). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas: reflexos a partir do INAF 2002. São Paulo: Global: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro, 2004.
MADALENA, S. P.; BORGES, P. P. Noções de Área e Perímetro para aprendizes surdos: proposta de trabalho na perspectiva de letramentos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2020. Anais… Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: < http://eventos.sbem.com.br/index.php/spem-rj/ix-spem-rj/paper/view/1394/1172>. Acesso: 26 de setembro de 2022.
MIRANDA, S. e BASSOI, T. Tarefas sobre área e perímetro para alunos surdos. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017. Anais… Cascavel, 2017. Disponível em: < http://tinyurl.com/y635nt78 >. Acesso: 26 de setembro de 2022.
MIRANDA, S.M.C. Perímetro e área: análise de pesquisas sob a ótica da teoria dos registros de representação semiótica. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
SANTOS, M., SANTOS, M. O Conceito de Área de Figuras Geométricas Planas no Livro Didático de Matemática do 6° Ano do Ensino Fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Recife: EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).