Estratégias e recursos acessíveis na introduçao dos conceitos de área e perímetro no ensino de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66719

Keywords:

Deficiência Visual, Educação de Surdos, Recursos Acessíveis, Área e Perímetro

Abstract

In this article, the introduction of the concepts of outline and filling of a space in the plane is discussed, with synonyms for the calculation of the perimeter and the area of a region, as essential elements for the understanding of these greatnesses, and for later advance in the calculation of other flat regions, commonly studied in schools. The calculation of perimeters and areas of rectangular regions is present in everyday life and are important objects of knowledge for the development of skills and competences, suggested in official documents. The activity was applied with students with visual impairment (DV) and with deaf students, through the development of a tactile, three-dimensional, accessible resource, to enhance the use of the remaining senses of the students involved, so that they could actively participate in the resolution of the proposed problems. Conventional and non-conventional measurement instruments were used, as well as the use of terms such as base, height, dimensions, area, perimeter, among others, and the importance of adequate and standardized measurement units being discussed collectively. Finally, a reflection is presented on the activity, the need to use accessible resources and methods and the similarities and differences in the approaches to mathematics content for students with VI and deaf students. As a result, it is concluded that the resources and methods discussed have great potential to provide the development of the presented concepts and, more than that, can provide the effective participation of students in the classroom, mainly because it is a proposal aimed at all students, with or without disabilities.

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Author Biographies

Amanda dos Santos da Silva

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Tem experiência na área de Matemática. Atualmente, atua como Professora Multiplicadora no grupo do Projeto Fundão - Setor Matemática intitulado "Ensino da Matemática para alunos com deficiência visual ou surdos". Tem interesse em pesquisas na área de Educação Matemática, principalmente em estudos relacionados a Educação Matemática Inclusiva.

Caroline Lima

Possui graduação em Matemática (2008) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática/ PEMAT/UFRJ. Desempenha pesquisas em ensino de matemática para alunos surdos e formação de professores de matemática inclusivos. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Grupo de Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos do Projeto Fundão/UFRJ. 

Edney Dantas de Oliveira

Mestrado em Matemática (PROFMAT) no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Iniciou sua carreira na docência em 1994 e desde 2014 é professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Benjamin Constant (IBC). Membro da Comissão que elaborou as apostilas: "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban: Menor Valor Relativo" e "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban: Maior Valor Relativo". Ministrando cursos de soroban na DEA (Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento) do IBC desde 2016. Áreas de interesse e pesquisa: Ensino de Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Acessibilidade pedagógica, Produção de Materiais e Recursos Didáticos acessíveis para estudantes com Deficiência Visual.

Fábio Garcia Bernardo

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física (PEMAT-UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ensino na Área da Deficiência Visual, do Ensino Médio Técnico profissionalizante (PROEJA) do Instituto Benjamin Constant e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Bolsista de Iniciação à docência da Faperj, Coordenador de disciplinas do Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica - UFRRJ/CECIERJ. Áreas de interesse e pesquisa: Ensino de Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Educação à Distância, Acessibilidade pedagógica, Produção de Materiais e Recursos Didáticos acessíveis para estudantes com Deficiência Visual.

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Published

2024-05-23

How to Cite

CARDOSO DOS SANTOS, R.; DOS SANTOS DA SILVA, A.; LIMA, C.; DANTAS DE OLIVEIRA, E.; GARCIA BERNARDO, F. Estratégias e recursos acessíveis na introduçao dos conceitos de área e perímetro no ensino de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202451, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66719. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66719. Acesso em: 18 dec. 2024.