A pesquisa na linha de políticas educacionais no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67040

Palavras-chave:

Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Produção Científica

Resumo

O artigo objetiva analisar os objetos de pesquisa das produções científicas na área de Políticas Públicas Educacionais dos pós-graduandos da linha de pesquisa Política Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED-UNIFAP). O problema que motivou a pesquisa se expressa por meio da seguinte pergunta: Quais objetos de pesquisa das políticas educacionais foram analisados pelos mestrandos da linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP? O estudo evidencia a preocupação dos pesquisadores com a análise de políticas públicas os quais, em larga medida, se debruçaram sobre a análise de programas educacionais, o trabalho docente na educação básica e superior, o currículo, a BNCC, a avaliação, o financiamento, a gestão e as diretrizes curriculares nacionais. Considerando os níveis e as modalidades educacionais, observa-se a ausência de pesquisas sobre educação infantil e primeira etapa da educação básica, tema associado às demandas educacionais por sua histórica negação, sobretudo, à classe trabalhadora. Não há também pesquisas sobre Educação do Campo, ausência que reflete a necessidade de se discutir na pós-graduação, principalmente nas Amazônias, as histórias de lutas e resistências das comunidades locais para garantir o direito à educação. Observou-se também a falta de discussão de temáticas sobre as diferenças.

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Biografia do Autor

Cleide Carvalho Matos, Universidade Federal do Pará

Professora de Didática da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Pará - Campus de Breves

Antonia Costa Andrade, Universidade Federal do Amapá

Licenciatura em Pedagogia (UEPA), Bacharelado em Ciências Econômicas (UNAMA), Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNIFAP), Doutorado em Educação (UFU), Pós Doutorado em Educação (UFPA). Pertencente ao quadro da UNIFAP com atuação na docência do PPGED.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

MATOS, C. C.; COSTA ANDRADE, A. A pesquisa na linha de políticas educacionais no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amapá. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202349, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67040. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/67040. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil