Uma revisão integrativa sobre estratégias pedagógicas para alunos surdos em aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67712Palavras-chave:
Estratégias Pedagógicas. Aluno Surdo. Educação Física.Resumo
Na esteira da história, a Educação Física ficou correlacionada à equívoca ideia de corpo perfeito e performance em aulas, o que acarretava a exclusão de princípios educacionais, nos quais, alunos considerados “incapazes” não acessavam os saberes tratados por este componente curricular. A partir da década de 1990, a Educação Física busca, permanentemente, se distanciar desse padrão excludente e começa a oferecer estudos que se dedicam, entre outros, à construção de aulas inclusivas e que se aproximem da realidade dos escolares, para uma transformação pedagógica de aulas. O objetivo do estudo foi analisar a produção científica sobre as estratégias pedagógicas para alunos Surdos nas aulas de Educação Física, por meio de uma revisão integrativa. Os dados foram coletados nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, entre os anos 2012 a 2022, utilizando-se os descritores controlados: Aluno Surdo ou Surdez and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Experiência Pedagógica and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Escola and “Educação Física”. A amostra final foi constituída por 09 (nove) artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Foram selecionadas as estratégias pedagógicas sugeridas e/ou utilizadas pelos docentes, separadas em três categorias: de curto, médio e longo prazo. Tais estrátegias tem como finalidade auxiliar os professores de Educação Física no planejamanto e execução de uma aula inclusiva.
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Referências
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