EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas?

what teachers tell us about their educational practices?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55271

Palavras-chave:

Professor, Escola, Educação Física, Saúde

Resumo

O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas na escola. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como os professores investigados compreendem o conceito de saúde; como propõem suas intervenções no campo da cultura corporal em articulações com o tema saúde; e em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o professor sobre o específico tema. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino. Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista, carecendo de reflexões e de contribuições do PIBID neste valioso tema na escola. 

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Biografia do Autor

Lidiane Gonzaga e Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrado em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Cláudia Mara Niquini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

GONZAGA E SILVA, L. .; MARA NIQUINI, C. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas? what teachers tell us about their educational practices?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 19–38, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55271. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/55271. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO