EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas?

what teachers tell us about their educational practices?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55271

Palavras-chave:

Professor, Escola, Educação Física, Saúde

Resumo

O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas na escola. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como os professores investigados compreendem o conceito de saúde; como propõem suas intervenções no campo da cultura corporal em articulações com o tema saúde; e em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o professor sobre o específico tema. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino. Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista, carecendo de reflexões e de contribuições do PIBID neste valioso tema na escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Gonzaga e Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrado em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Cláudia Mara Niquini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: apresentação de temas transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL. Fundação CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Set.2008. Disponível em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid> Acesso em: agosto de 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional de Saúde. In: 8ª. Conferência Nacional de Saúde (Anais...) Brasília: MG, 1986. 430 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: julho/2019.

DARIDO, S.C; RODRIGUES, A.C.B; SANCHES, L.N. Saúde, Educação Física escolar e a produção do conhecimento no Brasil. In: XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 16 a 21 de setembro, Recife, PE. (Anais...) Recife: CBCE, 2007, 9 p.

DEVIDE, P. Educação Física, Qualidade de Vida e Saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, Porto Alegre, V. 8, n. 2, p.77-84, maio/agosto, 2002.

FERREIRA, M.S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001.

FRAGA, A. B. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

GONZÁLEZ, F.J; FRAGA, A.B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. 1 ed. Erechim: Edelbra, 208 p. 2012.

GONZÁLEZ, F.J; SCHWENGBER, M.S.V. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. 1 ed. Erechim: Edelbra, 144p. 2012.

GUEDES, J.E.R.P. GUEDES, D.P. Características dos programas de educação física escolar. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 11(1):49-62, jan/jun. 1997.

GUEDES, D.P. Educação para a saúde mediante programas de educação física escola. Motriz - Volume 5, Número 1, Junho/1999.

MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica.5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S (Org.); DESLANDES, S.F; NETO, O.C; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, p.09-29, 2002.

MOREIRA, L.L. Sobrepeso e obesidade infantil: utilização de diferentes metodologias de treinamento em escolares do munícipio de Diamantina-MG. 33p. Dissertação (Mestrado Profissional – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.

NAHAS, M.V; CORBIN, C.B. Educação para a aptidão física e saúde: justificativa e sugestões para implementação nos programas de educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, vol. 06, nº 3, p. 14-24, 1992.

PERIM, C. M. Construção participativa de um jogo para trabalhar na escola o conceito ampliado de saúde.133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

RUFINO, L.G.B; DARIDO, S.C. Educação física escolar, tema transversal, saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica. Revista Brasileira Ciência e Movimento, ;21(3): 21-34, 2013.

SOUSA, M.C; GUIMARÃES, A.P.M; AMANTES, A. A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p.129-153, 2019.

TEIXEIRA, A.L.S; DESTRO, D.S. Obesidade infantil e educação física escolar: possibilidades pedagógicas. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery. Curso de Educação Física - N. 9, jul/dez. 2010.

VAGO, T.M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009.

ZANCHA, D. et al. Conhecimento dos professores de educação física Escolar sobre a abordagem saúde renovada e a temática saúde. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 1, p. 204-217, jan./mar. 2013.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

GONZAGA E SILVA, L. .; MARA NIQUINI, C. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas? what teachers tell us about their educational practices?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 19–38, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55271. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/55271. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)