PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

CONSIDERAÇÕES DOS PROGRAMAS A PARTIR DOS SEUS EDITAIS (2018-2019)

Autores

  • Tiago Henrique de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Cláudia Mara Niquini Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Leandro Batista Cordeiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61306

Palavras-chave:

Residência pedagógica, PIBID, Formação de professores

Resumo

A presente investigação buscou analisar as similitudes e diferenças dos editais nº 06/2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e nº 07/2018 da Residência Pedagógica (RP), no intuito de entender a organização e estrutura dos respectivos programas, os quais são voltados para a formação docente. Para tanto, foi realizada uma análise documental dos editais, nas seguintes seções: finalidade do edital; objetivos dos programas; definições; instituições e cursos elegíveis; fomento; requisitos de participação dos discentes e docentes. Os editais demonstraram ter várias semelhanças, como a articulação universidade/escola, valores de bolsas e a inserção do licenciando na escola básica; levantando reflexões sobre ciclos partidários no Brasil e as políticas educacionais. As diferenças identificadas nos editais referem-se, em especial, ao vínculo do bolsista (licenciando) e às condições de ingresso deles na RP. Também não se identificou articulação entre os programas nos editais. A partir dos dados, algumas normativas da RP foram consideradas ambíguas, gerando dúvidas sobre a sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, V.; FERNANDES, N. A. M. Políticas públicas para formação de professores e seus impactos na educação básica. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 98, p. 15. 20, jan./abr. 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.

CAPES. História e Missão. Fundação Capes, 2008. Disponível em: https://www.capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 01 ago. 2020.

CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Fundação Capes, 2008. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 22 jul. 2020.

CAPES. Relatório de gestão Pibid. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília. 2013.

CAPES. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Chamada Pública Para Apresentação De Propostas Edital Nº 7/2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-7-2018-pibid-pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.

CAPES. EDITAL CAPES nº 06/2018 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018d. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 01 set. 2020.

CAPES. Linhas de ação da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB. Fundação Capes, 2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/o-que-e/92-comunicacao/9775-linhas-de-acao-da-diretoria-de-formacao-de-professores-da-educacao-basica-deb. Acesso em: 01 ago. 2020.

COSTA, C. D. C.; ANDRADE, M. D. F. R. Formação Docente e Políticas Públicas: Uma Visão Histórica. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 48.61, jun. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 25-44.

MONTANDON, M. I. Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência. Revista da Abem, Londrina, v. 20, n. 28, p. 47-60, 2012.

PEREIRA, F. A.; PINHO, M. J.; PINHO, E. M. D. C. A década da educação e as políticas de formação de professores: um convite à reflexão. Revista Tema em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 104-115, jan./jun. 2014.

ROMAGNOLLI, C.; SOUZA, S. L.; MARQUES, R. A. Os impactos do PIBID no processo de formação inicial de professores: experiências na parceria entre educação básica e superior. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2014., Sorocaba: UNISO, 2014. p. 1-8.

TANCREDI, R. M. S. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma discussão. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, T. H. de; MARA NIQUINI, C. .; BATISTA CORDEIRO, L. . PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:: CONSIDERAÇÕES DOS PROGRAMAS A PARTIR DOS SEUS EDITAIS (2018-2019). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 54–73, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61306. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/61306. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO