PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
CONSIDERAÇÕES DOS PROGRAMAS A PARTIR DOS SEUS EDITAIS (2018-2019)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61306Palabras clave:
Residencia pedagógica, PIBID, Formación de profesoresResumen
A presente investigação buscou analisar as similitudes e diferenças dos editais nº 06/2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e nº 07/2018 da Residência Pedagógica (RP), no intuito de entender a organização e estrutura dos respectivos programas, os quais são voltados para a formação docente. Para tanto, foi realizada uma análise documental dos editais, nas seguintes seções: finalidade do edital; objetivos dos programas; definições; instituições e cursos elegíveis; fomento; requisitos de participação dos discentes e docentes. Os editais demonstraram ter várias semelhanças, como a articulação universidade/escola, valores de bolsas e a inserção do licenciando na escola básica; levantando reflexões sobre ciclos partidários no Brasil e as políticas educacionais. As diferenças identificadas nos editais referem-se, em especial, ao vínculo do bolsista (licenciando) e às condições de ingresso deles na RP. Também não se identificou articulação entre os programas nos editais. A partir dos dados, algumas normativas da RP foram consideradas ambíguas, gerando dúvidas sobre a sua implementação.
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