EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O NACIONALISMO E A ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Authors

  • Janedalva Pontes Gondim

Abstract

Neste artigo, propomo-nos a refletir sobre as concepções do ideário nacionalista na construção da arte-educação brasileira durante a época compreendida entre a chegada da Missão Francesa (1816) e o Modernismo (1922). Para tanto, pretendemos inicialmente examinar as interferências das ideias filosóficas, sociais, econômicas, educacionais e artísticas sobre o propósito da construção da nacionalidade brasileira e sua repercussão na Educação e nas Artes. Em seguida, trataremos de como foi sendo estruturado o ensino das artes no projeto nacionalista e, por fim, teceremos algumas considerações sobre as influências do nacionalismo na arte-educação brasileira.

Palavras-chave: Nacionalidade. Educação. Ensino das artes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Janedalva Pontes Gondim

Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestre em Educação pelo PPGE/UFPB

References

BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Perspectiva: 2006.

BORGES, V. P. O que é História? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

COSTA, S. O racismo científico e sua recepção no Brasil. In: Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006.

FUSARI, M. R.; FERRAZ, M. H. Arte na educação escolar. São Paulo. Cortez, 2001. (Coleção Magistério 2º Grau, Série formação geral).

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro: história de uma ideologia. São Paulo: UNESP, 2007.

LIMA, M. S. Intelectuais, Paradigmas e (re) configuração social: história da educação e República. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 18., 2007, Maceió. Anais ..., Maceió, EPENN, 2007.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do, SOUZA Suely Cristina Silva. Métodos de ensinar no Brasil Oitocentista. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 18., 2007, Maceió. Anais... Maceió, EPENN, 2007.

OSINSKI, D. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época).

PROENÇA, G. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2005.

REIS, J. C. As identidades do Brasil 2: de Calmon a Bomfim - a favor do Brasil: direita ou esquerda? Rio de Janeiro: FGV, 2006.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 34. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2001.

SENA, C. S. Interpretações do Brasil. Goiânia: Editora UFG, 2003.

VEIGA, C. G. Educação estética para o povo. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Published

2014-08-31

How to Cite

GONDIM, J. P. EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O NACIONALISMO E A ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 70–87, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20433. Acesso em: 22 dec. 2024.