EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O NACIONALISMO E A ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores/as

  • Janedalva Pontes Gondim

Resumen

Neste artigo, propomo-nos a refletir sobre as concepções do ideário nacionalista na construção da arte-educação brasileira durante a época compreendida entre a chegada da Missão Francesa (1816) e o Modernismo (1922). Para tanto, pretendemos inicialmente examinar as interferências das ideias filosóficas, sociais, econômicas, educacionais e artísticas sobre o propósito da construção da nacionalidade brasileira e sua repercussão na Educação e nas Artes. Em seguida, trataremos de como foi sendo estruturado o ensino das artes no projeto nacionalista e, por fim, teceremos algumas considerações sobre as influências do nacionalismo na arte-educação brasileira.

Palavras-chave: Nacionalidade. Educação. Ensino das artes.

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Biografía del autor/a

Janedalva Pontes Gondim

Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestre em Educação pelo PPGE/UFPB

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Publicado

2014-08-31

Cómo citar

GONDIM, J. P. EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O NACIONALISMO E A ARTE-EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 70–87, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20433. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULO DE REVISIÓN