A contação de histórias e suas implicações no processo de formação do pedagogo

Autores

  • Nailde da Silva Doria Secretaria Municipal de Educação de Santa Isabel do Pará https://orcid.org/0000-0002-6875-7451
  • Sandra Novais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Milene Bartolomei Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64182

Palavras-chave:

Pedagogia., Formação Inicial, Contação de histórias

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a contação de histórias, verificando como se dá o processo de aprendizagem por meio da contação de histórias na formação inicial do docente. Partimos da concepção de que o contato com a literatura infantil, por meio da arte de contar histórias, pode levar a criança ao encantamento próprio, às experiências artísticas, o que pode despertar na criança o interesse pela leitura por prazer. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo e exploratório, bem como a aplicação de questionários aos alunos do 1° ao 8º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos os autores Abramovich (2009) e Simões (2000) entre outros. Sobre os dados encontrados nas produções acadêmicas analisadas, foi possível identificar um movimento a favor da contação de histórias dentro da sala de aula. Como resultados, compreendemos a importância dada à aprendizagem da arte da contação de histórias ao longo da formação acadêmica do docente.

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Biografia do Autor

Sandra Novais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação, especialista em Alfabetização, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf).

Milene Bartolomei, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste,  Mestre em Educação, pedagoga,  professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão (GEPEDHI) e da linha de Pesquisa Educação, Saúde e Práticas Educacionais.

Referências

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

DORIA, N. da S.; SOUSA, S. N.; SILVA, M. B. A contação de histórias e suas implicações no processo de formação do pedagogo. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202318, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64182. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/64182. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Literatura Infantil