O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA
Keywords:
EJA, EJA. Formação docente, Paulo FreireAbstract
Este artigo aborda o legado da obra de Paulo Freire para a formação de quem ensina e pesquisa na EJA. Diferentes segmentos sociais urbanos e rurais configuram a educação como um dos importantes e necessários caminhos de transformação social. O desafio é ampliar o olhar e o diálogo com sujeitos que caminham na busca das utopias, do ser mais, da esperança, por fim, como base das lutas sociais, dos sonhos, projetos e ações para a transformação. A questão norteadora da análise é: Como a obra de Paulo Freire contribui para a Educação Popular, para repensar escola pública e a formação de professores/pesquisadores de EJA na contemporaneidade? Interroga e descreve os impactos das políticas de formação inicial e continuada de professores dentro da universidade e para além dela. Argumenta a favor de uma ecologia de saberes na formação de docentes da Educação de Jovens e Adultos. Conclui que a formação de professores, especialmente na EJA, ainda traz inúmeros desafios, devendo ser concebida como campo de luta e reconfiguração.
Downloads
References
AGUILAR, L. E. Brasil-Argentina nos anos de 1982-1992. Campinas, SP: FE/Unicamp; R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.
ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.
BOFF, L. Prefácio. Pedagogia da Esperança: um reencontro como a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra. 2016. p. 9-12.
CAMPOS, R. C. Educação e participação política: notas sobre a educação no espaço urbano nos anos 80. Veracidade, Salvador, n. 4, p. 19-32, 1992.
FARIA, E. M. S. O Percurso Formativo dos Professores/Pesquisadores da EJA na Contemporaneidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 151-164, jul./dez. 2009.
FREITAS, H. C. L. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos e formação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; Revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação, v. 18).
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, p. 3-46, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?lang=pt. Acesso em: 02 out. 2021.
SANTOS, B. de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).