O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA
Palabras clave:
EJA, EJA. Formação docente, Paulo FreireResumen
Este artigo aborda o legado da obra de Paulo Freire para a formação de quem ensina e pesquisa na EJA. Diferentes segmentos sociais urbanos e rurais configuram a educação como um dos importantes e necessários caminhos de transformação social. O desafio é ampliar o olhar e o diálogo com sujeitos que caminham na busca das utopias, do ser mais, da esperança, por fim, como base das lutas sociais, dos sonhos, projetos e ações para a transformação. A questão norteadora da análise é: Como a obra de Paulo Freire contribui para a Educação Popular, para repensar escola pública e a formação de professores/pesquisadores de EJA na contemporaneidade? Interroga e descreve os impactos das políticas de formação inicial e continuada de professores dentro da universidade e para além dela. Argumenta a favor de uma ecologia de saberes na formação de docentes da Educação de Jovens e Adultos. Conclui que a formação de professores, especialmente na EJA, ainda traz inúmeros desafios, devendo ser concebida como campo de luta e reconfiguração.
Descargas
Citas
AGUILAR, L. E. Brasil-Argentina nos anos de 1982-1992. Campinas, SP: FE/Unicamp; R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.
ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.
BOFF, L. Prefácio. Pedagogia da Esperança: um reencontro como a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra. 2016. p. 9-12.
CAMPOS, R. C. Educação e participação política: notas sobre a educação no espaço urbano nos anos 80. Veracidade, Salvador, n. 4, p. 19-32, 1992.
FARIA, E. M. S. O Percurso Formativo dos Professores/Pesquisadores da EJA na Contemporaneidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 151-164, jul./dez. 2009.
FREITAS, H. C. L. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos e formação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; Revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação, v. 18).
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, p. 3-46, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?lang=pt. Acesso em: 02 out. 2021.
SANTOS, B. de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Temas em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).