CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CÁCERES/MT: um estudo exploratório
Resumen
Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados da fase exploratória do estudo “As ações pedagógicas e os adolescentes privados de liberdade: a percepção dos agentes prisionais do Centro Socioeducativo de Cáceres/MT”. A pesquisa objetivou conhecer o ambiente em que as ações e as intervenções dos socioeducativos são desenvolvidas, além de obter informações sobre a organização escolar no interior da Unidade. Os dados dos adolescentes infratores foram obtidos através de documentação disponibilizada pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, da Secretaria Municipal de Ação Social, pela administração do Centro Socioeducativo de Cárceres e documentos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC. A partir do levantamento dos dados e das informações, foi possível tornar o problema do estudo principal mais explícito e elaborar hipóteses sobre a problemática educacional relacionada ao processo de reeducação, ressocialização e inserção social.
Palavras-chave: Medidas socioeducativas. Adolescente infrator. Socioeducativos. Ações pedagógicas.
Descargas
Citas
ECA. Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069, de 13/7/90.
SINASE. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo/ Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília-DF: CONANDA, 2006.
TIELLET, Maria do Horto; ANTUNES, Maria da Penha Fornanciari; COSTA, José Ferreira da. Juventude e contemporaneidade: vínculos complexos e futuro incerto. Revista Eccos, n. 32, p. 103-118. 2013.
TIELLET, Maria do Horto; COSTA, José Ferreira. Brincadeiras que humilham: manifestações de incivilidade. 216 f. 2007. Relatório apresentado a Universidade do Estado de Mato Grosso. Localização: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação de Pesquisa. Cáceres, MT, 2007.
MATO GROSSO. Estrutura e Implementação de uma prática pedagógica no Centro Socioeducativo do Estado de Mato Grosso. Seduc. Cuiabá, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).