PRÁXIS PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE HIV/AIDS

Autores/as

  • José Antonio Novaes Professor Associado 3 do Departamento de Biologia Molecular, integrante do PPGE orientando na linha de ensino/aprendizagem e do NEABI da UFPB. Presidente da comissão de Direitos Humanos da UFPB; Coordenador do CONNEABS da Região Nordeste. E-mail: baruty@gmail.com.
  • Karina Maria de Souza Soares Mestra em Educação, UFPB - Centro de Educação (CE) - PPGE. Professora Titular Efetiva na Prefeitura Municipal de João Pessoa e Professora Mediadora na UFPB Virtual. E-mail: karina-mss@hotmail.com
  • Sônia Cristina da Nóbrega C. C. dos Santos Mestra em Educação, UFPB - Centro de Educação (CE) - PPGE. Coordenadora Pedagógica da Escola Internacional Cidade Viva.

Resumen

Os PCN preconizam a prevenção ao HIV/AIDS como uma temática inserida no contexto das discussões ligadas a sexualidade, gênero e vulnerabilidade. Aquela, por apresentar uma multiplicidade de visões, crenças e valores por partes dos diversos atores/atrizes acaba gerando polêmica e desconhecimento. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou conhecer o discurso docente sobre sexualidade em tempos de HIV/AIDS na construção de significados que colaborem ou não para uma prática preventiva segura entre adolescentes e jovens. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e a entrevista semiestruturada realizada foi à estratégia escolhida para a coleta dos dados descritivos presentes nos discursos das professoras. Observamos nas experiências narradas que o discurso biológico é utilizado como suporte para o encaminhamento da temática, dificultando sobremaneira a percepção da sexualidade como uma construção plural, que envolve fantasias, linguagens, símbolos, convenções, relações de gênero, não apenas uma questão pessoal, mas é social e política. Portanto, o trabalho docente necessita de constante renovação para gerenciar a discussão em relação à sexualidade, incluindo a questão da vulnerabilidade ao HIV, propiciando aos adolescentes condições para o desenvolvimento do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva.

Palavras-chave: Práxis pedagógica. Sexualidade. HIV/AIDS.

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Biografía del autor/a

Karina Maria de Souza Soares, Mestra em Educação, UFPB - Centro de Educação (CE) - PPGE. Professora Titular Efetiva na Prefeitura Municipal de João Pessoa e Professora Mediadora na UFPB Virtual. E-mail: karina-mss@hotmail.com

Mestra em Educação, UFPB - Centro de Educação (CE) - PPGE. Professora Titular Efetiva na Prefeitura Municipal de João Pessoa e Professora Mediadora na UFPB Virtual.

E-mail: karina-mss@hotmail.com

Sônia Cristina da Nóbrega C. C. dos Santos, Mestra em Educação, UFPB - Centro de Educação (CE) - PPGE. Coordenadora Pedagógica da Escola Internacional Cidade Viva.

Mestra em Educação, UFPB - Centro de Educação (CE) - PPGE. Coordenadora Pedagógica da Escola Internacional Cidade Viva.

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Publicado

2016-12-22

Cómo citar

NOVAES, J. A.; SOARES, K. M. de S.; C. DOS SANTOS, S. C. da N. C. PRÁXIS PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE HIV/AIDS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 77–94, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/25285. Acesso em: 22 dic. 2024.