QUESTÕES SOBRE AS DIFERENÇAS DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR

QUESTIONS ON GENDER DIFFERENCES IN HIGHER EDUCATION

Autores

  • Maria Helena Santana Cruz Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.24695

Palavras-chave:

Diversidade, Educação, Ensino Superior, Gênero

Resumo

Este paper reflete sobre as diferenças de gênero no ensino superior brasileiro, considerando a mulher como clientela potencial nesse nível. A abordagem apoia-se na revisão da literatura e em dados de pesquisas, destacando particularidades e expressões das diferenças por meio da segmentação no trabalho docente e do acesso de alunos(as) aos diferentes cursos no ensino superior. Observa-se que em nenhuma sociedade as mulheres desfrutam das mesmas oportunidades educacionais que os homens. A jornada de trabalho delas é mais longa, seu salário é menor e suas opções de vida são mais restritas. A igualdade na educação deve ser entendida não apenas como uma questão de oportunidades oferecidas no sistema de ensino, mas tem a ver com os resultados reais das diversas opções educativas e do desempenho de diferentes grupos de alunos por intermédio do sistema de ensino.

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Biografia do Autor

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe, Pós-Doutora em Sociologia da Educação, Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero”. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Serviço Social; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS).

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

CRUZ, M. H. S. QUESTÕES SOBRE AS DIFERENÇAS DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: QUESTIONS ON GENDER DIFFERENCES IN HIGHER EDUCATION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 114–137, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.24695. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/24695. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

MEMÓRIAS CIENTÍFICAS ORIGINAIS