ASPECTOS QUANTITATIVOS DA DIVERSIDADE E DA SOBRECARGA DOCENTE NO IFRN CAMPUS NATAL - CIDADE ALTA

QUANTITATIVE ASPECTS OF DIVERSITY AND TEACHER OVERLOADING AT IFRN CAMPUSNATAL -CIDADE ALTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.41552

Palavras-chave:

Sobrecarga de trabalho, Docente, Diversidade, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumo

Este artigo objetiva analisar a diversidade e a sobrecarga do trabalho docente no IFRN campus Natal - Cidade Alta. Trata-se de uma pesquisa descritiva e inferencial, à luz da perspectiva quantitativa, iniciada em 2016. Os participantes são 44 docentes efetivos e substitutos e o instrumento para coleta de dados foi o questionário online. Tais dados quantitativos foram submetidos a análises no pacote estatístico SPSS 23. Para tanto, utilizou-se estatística descritiva e inferencial (testes U Mann-Whitney, Rho de Spearman e o Qui quadrado). Nas inferências empreendidas, notou-se que os docentes que já percebem a sobrecarga de trabalho sentem: o elo com o mal-estar no ambiente laboral; a jornada mais extenuante (,025-54,84%); a falta tempo para dedicar-se a atividade que mais gosta (,015- 80%) e para organizar as atividades de ensino (,023- 61,29%). Os docentes que tem a percepção mais negativa da sobrecarga de trabalho são: os doutores (r=-,487 p<0,001); quem está há mais tempo no campus (r=-,329 p<0,029); os efetivos (r=,376 p<0,012); os que lecionam em mais cursos e os da área do Lazer e polivalentes (r=,316 p<0,044). Identificados alguns aspectos que sobrecarregam os docentes e quem são esses profissionais, urge ações e intervenções que harmonizem o ambiente laboral e previnam situações de risco.

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Biografia do Autor

Maria Josely de Figueirêdo Gomes

IFRN, Aposentada, Coordena pesquisa Institucional sobe QVT e Saúde do servdior em 2018.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

DE FIGUEIRÊDO GOMES, M. J. ASPECTOS QUANTITATIVOS DA DIVERSIDADE E DA SOBRECARGA DOCENTE NO IFRN CAMPUS NATAL - CIDADE ALTA: QUANTITATIVE ASPECTS OF DIVERSITY AND TEACHER OVERLOADING AT IFRN CAMPUSNATAL -CIDADE ALTA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 2–23, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.41552. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/41552. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO