O DESVELAMENTO DA PRÁXIS FREIREANA A PARTIR DE RETALHOS

uma análise documental

Autores

  • Maria Rosinira Bezerra Cavalcante Rede municipal de Tamboril/CE
  • Marcos Antonio Pinto Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69667

Palavras-chave:

Práxis freireana., Educação emancipatória., Educação contextualizada.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, de caráter documental, sistematiza a proposta de Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECCSA) em Tamboril, Ceará, utilizando a análise de conteúdo. Para tanto, objetiva compreender se há elementos da práxis freireana, de uma educação emancipatória, ou seja, se esse processo educativo propõe ações pedagógicas com currículo imbricado nas vivências, saberes e cultura locais. Assim, parte da seguinte questão: há evidências de práxis, cujo currículo se insere nas vivências e saberes locais, direcionadas para uma educação emancipatória e freireana? Por meio do confronto com a literatura, surgiu a categoria: paradoxos entre os interesses, a práxis libertadora se consolida. Os resultados revelaram paradoxos de interesses no processo, isto é, de um lado, o técnico, evidenciado pela Secretaria de Educação, do outro, os coletivos populares, consubstanciando uma educação em mutirão, pautada no currículo local, dialogante e, portanto, emancipatória e freireana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosinira Bezerra Cavalcante, Rede municipal de Tamboril/CE

Graduação em Pedagogia, com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), Especialização em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo (PAEC), Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2024). Professora efetiva da Rede municipal de Tamboril/CE, desde 2006, na área de Ciências do Ensino Fundamental II.

Marcos Antonio Pinto Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié

Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Lda, s/d. ISBN: 972-44-0898-1, 1977.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.

CASTRO, Gigi. Retalhos de uma educação contextualizada para a convivência com o semiárido nordestino: textos, cores, sonhos alumiados pela experiência vivida em Tamboril-Ceará-Brasil. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010.

CASTRO, Gigi. Retalhos de uma educação contextualizada para a convivência com o semiárido no sertão do Ceará: da mesa de negociação à política pública nos municípios de Tamboril. Quiterianópolis, Nova Russas, Ipaporanga e Independência. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015.

COUTINHO, Maria de Sousa Pereira. Racionalidade Comunicativa e Desenvolvimento Humano em Jurgen Habermas: Bases de um pensamento educacional. Lisboa: Edições Colibri, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GRUNDY, Shirley. Curriculum: product or praxis? Lewes: Falmer Press, 1987.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

BEZERRA CAVALCANTE, M. R.; PINTO RIBEIRO, M. A. . O DESVELAMENTO DA PRÁXIS FREIREANA A PARTIR DE RETALHOS: uma análise documental. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202507, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69667. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/69667. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO