Do sentimento físico da forma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v10i2.64967

Palavras-chave:

Forma, Corpo, Poder

Resumo

O presente ensaio busca investigar as sensações e os sentimentos físico-vitais decorrentes do contato com a forma artística. Para tal intento, e a partir das constelações principais que orbitam entorno de Nietzsche e Warburg, o ensaio busca inquirir se a obra de arte, tal como a concebemos, é passível de servir como tônico vital ou estimulante à vida. Entendendo sensação como o atrito, a marca do contato corpóreo do organismo com o meio, e o sentimento como a incorporação desta sensação em termos de incremento ou decaimento vital, o ensaio busca questionar se a forma não seria a tradução em termos vitais das forças físicas do mundo, e portanto, uma possibilidade físico-biológica de acréscimo de poder vital. Desta forma, mais do que servir ao gozo estético, a obra seria antes a materialização de uma forma de vida histórica, e, portanto, sedenta de vontade de poder.

Palavras-chave: Forma; Corpo; Poder.

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Biografia do Autor

Claudio Cavargere, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2022. Especialização/Aperfeiçoamento em Histoire des arts et des civilisations pela École du Louvre 2022.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Cavargere, C. (2023). Do sentimento físico da forma. Aufklärung: Journal of Philosophy, 10(2), p.25–36. https://doi.org/10.18012/arf.v10i2.64967

Edição

Seção

Artigos