APLICAÇÃO DAS ABORDAGENS MISTAS NO ENSINO DOS METAIS
Palabras clave:
Pedagogia para Metais; Abordagens Mistas; Estilos de aprendizagem.Resumen
Este artigo demonstrou a importância da utilização das abordagens mistas no ensino musical aplicado a instrumentos de metais. Metodologicamente, foi realizado um estudo bibliográfico e a análise de dados coletados. Também demonstramos brevemente a realidade do instrutor aplicado de instrumentos de metais no estado de Santa Catarina. Após a análise dos dados coletados, concluímos que o professor precisa conhecer diferentes conceitos e técnicas. Na verdade, possuir conhecimento de diferentes abordagens pedagógicas permitirá que seus alunos tenham um melhor desempenho acadêmico. Assim, levando em consideração as diferentes formas de assimilar e colocar em prática as informações, respeitando as reações dos alunos que, obviamente, podem variar.
Descargas
Citas
ARNOLD, Denis. Instruments and Instrumental Teaching in the Early Italian Conservatoires. The Galpin Society Journal, v. 18, p. 72-81, Mar. 1965. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/841978?origin=JSTOR-pdf>. Acesso em: 7 s. 2021.
BARROS, Daniela M. V. A Teoria dos Estilos de Aprendizagem.
Carl Gustav Jung: conheça o fundador da psicologia analítica. Super interessante. Ago. 2020 Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/carl-gustav-jung-conheca-o-fundador-da-psicologia-analitica/>. Acesso em: 26 ago. 2021.
DELUCA, Cristina. Estilo de Aprendizagem: um dos maiores mitos da Educação atual. CIO, Jun. 2018. Disponível em: <https://cio.com.br/gestao/estilo-de-aprendizagem-um-dos-maiores-mitos-da-educacao-atual/>. Acesso em: 26 ago. 2021.
FERREIRA, A. M.; FARIAS, B. C.; SOUZA, E. Em busca do equilíbrio: Jan Kagarice, um estudo de caso de uma catedrática em trombone. The Brazilian Trombone Association Journal, [S, L], v. 3, n. 1, p. 147-178, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/59252>. Acesso em: 26 ago. 2021.
GASER, Christian; SCHLAUG, Gottfried. Brain Structures Differ between Musicians and Non-Musicians. Journal of Neuroscience. out. 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.23-27-09240.2003>. Acesso em: 17 ago. 2021.
GUZZOLL, Raquel S. L.; ITOL, Patrícia do Carmo Pereira. Estudos de Psicologia. V. 19, n. 1, Campinas, jan. 2002 a abr.2002. Disponível em: <https://www.refletirpararefletir.com.br/psicologia-hipocrates-pai-da-medicina-classificou-os-4-tipos-de-temperamentos-qual-e-o-seu>. Acesso em: 17 ago. 2021.
LOUBRIEL, Luis. Vincent Cichowicz on Arnold Jacobs. ITG Journal. Jan 2006.
MARSTON, William M. As Emoções das Pessoas Normais. 1. Ed. Sucess for you. 2016.
PRAETORIUS, Michael. Syntagma Musicum II. Wolfenbütel: Michael Praetorius, 1619 - 1620. Disponível em: <https://imslp.org/wiki/Syntagma_Musicum_(Praetorius,_Michael)>. Acesso em: 7 set. 2021.
SILVA, Andre L. S. da. Teoria de Aprendizagem de Skinner. Disponível em: <https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.23-27-09240.2003>. Acesso em: 17 ago. 2021.
SPEER, Daniel. Grundrichtiger Klavierunterricht. Godar, Editio Musica Budapest, 1687 - 1697. Disponível em: <https://www.stretta-music.com/en/speer-grundrichtiger-klavierunterricht-1697-1687-nr-299694.html>. Acesso em: 7 set. 2021.
ZAMBONINI, Lucca. Aprendendo a aprender. 2021