A comunicação cotidiana em GTA IV:

estudo de ambiências lúdicas na realidade virtual

Autores

  • Daniel Abath Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Nadja Carvalho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Comunicação, Cotidiano, Jogos Eletrônicos

Resumo

O jogo GTA IV, versão atual da série Grand Theft Auto para multiplataformas, é estudado por suas propriedades de representação das formas de comunicação cotidiana transmutadas para a realidade simulada do game. Verificamos conceitos do campo lúdico (Johan Huizinga, 1999), bem como contribuições a respeito da função de representação da realidade por parte dos videogames (Jacques Brancher, 2009) a partir da noção de textualização do mundo da vida (Luís Nogueira, 2009). Nosso intuito é verificar as possibilidades de estudo sobre jogos como GTA IV, enquanto artefatos midiáticos de representação de realidades cotidianas, tais como espaços sociais, meios de comunicação, contextos socioculturais e formas de relacionamento.

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

ABATH, D.; CARVALHO, N. A comunicação cotidiana em GTA IV:: estudo de ambiências lúdicas na realidade virtual. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11726. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos