Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica em pesquisa com intervenção na Educação Básica

De la formación docente a la metamorfosis de la práctica pedagógica en la investigación con intervención en Educación Básica

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação docente, Prática pedagógica, Projetos Criativos Ecoformadores

Resumo

O formato tradicional da formação docente, organizado em palestras e encontros desarticulados, favorece práticas pedagógicas motivadas por planejamentos de ensino que desvinculam o estudo dos conteúdos curriculares de demandas das realidades local e global. Considerando a relevância de superar essa perspectiva formativa, este artigo tem como objetivo sistematizar resultados de uma pesquisa vinculada a um mestrado profissional, na qual foi desenvolvida uma proposta de formação docente comprometida com a metamorfose da prática pedagógica mediante a utilização de uma metodologia de ensino comprometida com o planejamento pertinente. Desenvolvido durante o período da pandemia da Covid-10, o estudo priorizou a pesquisa-ação e a abordagem qualitativa, mobilizando 30 participantes atuantes na docência ou na gestão de escolas de Educação Básica da Rede Municipal de União da Vitória, Paraná. Entre os resultados da formação, destaca-se a ênfase no trabalho colaborativo, o estímulo ao sentimento de pertencimento e o aprofundamento teórico vinculado à utilização de uma metodologia comprometida com a aproximação dos conteúdos curriculares a demandas locais e globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Horn, Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná

Mestra em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Professora da Rede Municipal de União da Vitória, Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0737-8749. Contato: hornmarly@hotmail.com.

Ramón Garrote, Universidade de Borås (UB) - Borås, Suécia

Doutor em Educação pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Docente pesquisador da Universidade de Borås (UB), Borås – Suécia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3971-9894. e-mail: Ramon.Garrote@hb.se

Referências

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 20 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba S. de Sá; ANDRÉ, Marli E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2019.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em:https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 16 nov. 2019.

HORN, Marli. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na Educação Básica de União da Vitória/PR. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2018.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 3. ed. Tradução de Lucia Pereira de Souza: São Paulo: Triom, 2018.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 47, n. 166, p. 1106-1133. out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 16 dez. 2019.

NÓVOA, Antònio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antònio. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. pp. 13-33.

SCHAEFER, Joely Leite. Da formação continuada a práticas transdisciplinares e ecoformadoras na alfabetização: experiências comprometidas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2023. 240 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2023.

SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v18i0.13428.

SUCHARA, Stephanie Cristina Böhme. Competências transcomplexas na formação continuada de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2023. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2023.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.

ZANOL, Alessandra Garcia; ZWIEREWICZ, Marlene. Programa e Formação-Ação em Escolas Criativas: da valorização do contexto ao compromisso planetário. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, p. 1-28, 2021.

ZIELINSKI, Helena Castilho. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.

ZWIEREWICZ, Marlene. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene, FURLANETTO, Ecleide Cunico. Formação docente e pesquisa transdisciplinar: criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.

ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: inclusão digital, tecnologias assistivas e sustentabilidade no desenvolvimento de Projetos Criativos Ecoformadores na Educação Básica. Caçador: UNIARP, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741254. Acesso em: 30 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

ZWIEREWICZ, M.; HORN, M.; GARROTE, R. Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica em pesquisa com intervenção na Educação Básica : De la formación docente a la metamorfosis de la práctica pedagógica en la investigación con intervención en Educación Básica. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69796. Acesso em: 29 ago. 2024.