Diversidade cultural e o papel que o docente desempenha na perspectiva freireana
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73806Palavras-chave:
Diversidade Cultural. Interculturalidade. Formação docente. Educação Freireana.Resumo
O legado do educador e filósofo Paulo Freire nos permite entender que a educação parte de uma concepção problematizadora. A educação é um ato político e o conhecimento resultante dela, traduz um movimento crítico e reflexivo. Assim, ensinar exige saberes que são essenciais à prática pedagógica, mas também, sensibilidade, respeito e reconhecimento pelos saberes dos educandos, que chegam imbricados por suas culturas, vivências e sua diversidade. Dentro desse contexto, este artigo objetiva refletir a importância do papel que o docente desempenha para a diversidade cultural dos educandos em uma perspectiva Freireana. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa e exploratória. Destaca-se a prática pedagógica pautada na diversidade cultural como desafio permanente ao educador que não se conforma em continuar reproduzindo uma educação eurocêntrica com práticas excludentes, mas que deseja contribuir para a transformação dos educandos e do mundo.
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