Diversidade cultural e o papel que o docente desempenha na perspectiva freireana

Autores

  • Beatriz Alves Salgueiro UFRPE
  • Elza Galdino de Oliveira Cunha UFRPE
  • Mônica Lopes Folena Araújo UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73806

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Interculturalidade. Formação docente. Educação Freireana.

Resumo

O legado do educador e filósofo Paulo Freire nos permite entender que a educação parte de uma concepção problematizadora. A educação é um ato político e o conhecimento resultante dela, traduz um movimento crítico e reflexivo. Assim, ensinar exige saberes que são essenciais à prática pedagógica, mas também, sensibilidade, respeito e reconhecimento pelos saberes dos educandos, que chegam imbricados por suas culturas, vivências e sua diversidade. Dentro desse contexto, este artigo objetiva refletir a importância do papel que o docente desempenha para a diversidade cultural dos educandos em uma perspectiva Freireana. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa e exploratória. Destaca-se a prática pedagógica pautada na diversidade cultural como desafio permanente ao educador que não se conforma em continuar reproduzindo uma educação eurocêntrica com práticas excludentes, mas que deseja contribuir para a transformação dos educandos e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Alves Salgueiro, UFRPE

[1]Professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Mestra em Ensino das Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Membro do grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO); biahsalgueiro@gmail.com;

Elza Galdino de Oliveira Cunha, UFRPE

[1] Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste em Ensino (RENOEN/UFRPE); Membro do grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO); elza.galdino@ufrpe.br;

Mônica Lopes Folena Araújo , UFRPE

Orientadora, Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (UFRPE); Membro do Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas e da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Coordenadora do grupo de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) monica.folena@ufrpe.br.

Referências

BANIWA, Gersem. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. Rio de Janeiro: Laced, 2019.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Ed. Vozes;10ª edição, 2013.

CANDAU, Vera; MOREIRA, Antonio. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, [online], n.23, pp. 156-168, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n23/n23a12.pdf. Acesso em: 19 Jul. 2024.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Educação, História e Problemas: cor e preconceito em discussão. Belo Horizonte: Mazza edições, 2012.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Currículo. In.: Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Orgs. Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Identidades, Saberes e Práticas. Revista Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 20, n. 40, p. 137-157, jul./dez. 2006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/245/247. Acesso em: 10 jul. 2024.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: 2ª ed. 2005.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Cultura e interculturalidade na educação popular de Paulo Freire. São Paulo, EccoS – Rev. Cient., São Paulo, v.1, n.25, p.109-124, Jan./Jun. 2011.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados. 15 (42), 2001. Carta retirada do livro Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho D’Água, 10ª ed., p. 27-38.

FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Souza. Portugal: Ensaio contra a autoflagelação. São Paulo, Cortez, 2011.

WALSH, Catherine. La educación Intercultural en la Educación. Perú: Ministerio de Educación. (documento de trabalho), 2001.

WALSH, Catherine. Interculturalidade, crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

ALVES SALGUEIRO, Beatriz; ELZA GALDINO DE OLIVEIRA CUNHA, Elza Galdino de Oliveira Cunha; LOPES FOLENA ARAÚJO , Mônica. Diversidade cultural e o papel que o docente desempenha na perspectiva freireana. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 13, p. 1–17, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73806. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73806. Acesso em: 8 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê XII Colóquio Internacional Paulo Freire- Educação libertadora CPFreire

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

<!-- Google tag (gtag.js) --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-YRJHM42RSL"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-YRJHM42RSL'); </script>