Apontamentos acerca das possibilidades de permanência e sucesso dos/as estudantes cotistas no curso de pedagogia da UFPE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73792Palavras-chave:
Justiça social. Equidade racial. Educação inclusiva. Pobreza.Resumo
: Desde o ano de 2013, vivenciamos o projeto de extensão, Estudantes cotistas, suas famílias e a luta contra a pobreza no século XXI, no âmbito do GEPAR/UFPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação da Universidade Federal de Pernambuco desenvolvendo uma série de ações voltadas à inclusão e apoio de estudantes cotistas para permanência e sucesso na academia. Dentre esses destacamos o projeto desenvolvido em parceria com o SEBRAE, realizado com as turmas de pedagogia, com realização do programa SEI – SEBRAE/PE. Pensando ser necessário, que as práticas educativas etnocêntricas, eurocêntricas, brancocêntricas, machocêntricas e cristãs se transmutem em construção de práticas educativas pautadas nas relações étnico-raciais, uma vez que novas subjetividades estão acessando o ensino superior, ou seja, pretos/as e pobres, não se pode mais continuar a educar desconsiderando uma abordagem ética que considere a diversidade.
Downloads
Métricas
Referências
BENTO, C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
CARNEIRO, Sueli. “Dispositivo de Racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser.” Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Uma História dos Costumes. 2. ed. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012
GIOVANI, Luciana. Do professor informante ao professor parceiro: reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional do professor e as mudanças nas escolas. Caderno Cedes, Campinas, v. 19, n. 44, abr. 1998.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução: José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 1987.
______. Caminhar para si. Tradução: Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003.
ROSA, Carlos S. Mendes. O livro da Economia. São Paulo. Globo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educare (Online)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.






