Apontamentos acerca das possibilidades de permanência e sucesso dos/as estudantes cotistas no curso de pedagogia da UFPE

Autores

  • Ana Alice Pereira Galdino UFPE
  • Auxiliadora Maria Martins da Silva UFPE
  • Flávio Valdez Martins da Silva SEBRAE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73792

Palavras-chave:

Justiça social. Equidade racial. Educação inclusiva. Pobreza.

Resumo

: Desde o ano de 2013, vivenciamos o projeto de extensão, Estudantes cotistas, suas famílias e a luta contra a pobreza no século XXI, no âmbito do GEPAR/UFPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação da Universidade Federal de Pernambuco desenvolvendo uma série de ações voltadas à inclusão e apoio de estudantes cotistas para permanência e sucesso na academia. Dentre esses destacamos o projeto desenvolvido em parceria com o SEBRAE, realizado com as turmas de pedagogia, com realização do programa SEI – SEBRAE/PE. Pensando ser necessário, que as práticas educativas etnocêntricas, eurocêntricas, brancocêntricas, machocêntricas e cristãs se transmutem em construção de práticas educativas pautadas nas relações étnico-raciais, uma vez que novas subjetividades estão acessando o ensino superior, ou seja, pretos/as e pobres, não se pode mais continuar a educar desconsiderando uma abordagem ética que considere a diversidade.

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Biografia do Autor

Ana Alice Pereira Galdino, UFPE

UFPE- Licencianda em Filosofia. alice.galdino@ufpe.br.

Auxiliadora Maria Martins da Silva, UFPE

UFPE- Professora pós-doutora. Email: auxiliadora.martins@ufpe.br.

Flávio Valdez Martins da Silva, SEBRAE

RAEPE/SEBRAE – Professor doutor. E-mail: valdez.flavio@gmail.com.

Referências

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

ALICE PEREIRA GALDINO, Ana; MARIA MARTINS DA SILVA, Auxiliadora; VALDEZ MARTINS DA SILVA, Flávio. Apontamentos acerca das possibilidades de permanência e sucesso dos/as estudantes cotistas no curso de pedagogia da UFPE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 13, p. 1–16, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73792. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73792. Acesso em: 11 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê XII Colóquio Internacional Paulo Freire- Educação libertadora CPFreire

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