Autonomia e inclusão: o papel da tecnologia assistiva na emancipação de estudantes neurodivergentes
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73797Palavras-chave:
Neurodiversidade. Tecnologia Assistiva. Pedagogia Freiriana.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição da tecnologia assistiva na emancipação e autonomia de estudantes neurodivergentes, à luz da pedagogia de Paulo Freire. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura, por meio das bases de dados Scielo e Google Acadêmico, da qual resultaram 56 trabalhos a serem selecionados. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, sete estudos foram analisados na íntegra, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). A análise destacou a evidência de termos como tecnologia assistiva, educação, inclusiva, software, crianças, contexto, educação, desenvolvimento, ferramenta, refletindo a ênfase dos textos em discutir as ferramentas e estratégias educacionais para a inclusão de pessoas com deficiência. Ademais, a relação entre tecnologia assistiva e autonomia, na perspectiva freiriana, destaca a tecnologia como meio de emancipação e participação ativa, embora sua integração na inclusão de pessoas neurodivergentes ainda esteja limitada nas discussões da ciência contemporânea.
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