Tecendo saberes com Paulo Freire sobre a educação inclusiva: esperançar para a reconstrução do Brasil

Autores

  • Elyane Cavalcanti dos Reis UFPE
  • Josete Maria Monteiro UFPE
  • Targélia de Souza Albuquerque UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73804

Palavras-chave:

Educação democrática. Inclusão. Pessoa surda.

Resumo

Essa pesquisa propõe fazer algumas reflexões sobre a política inclusiva para a pessoa surda por meio das ações educacionais. Paulo Freire foi um dos autores que norteou esse estudo. O objetivo sucedeu compreender os motivos que levam uma pessoa surda a se sentir um estrangeiro em sua terra natal. Realizou um estudo bibliográfico na área de educação e Libras, ocorreu uma pesquisa de campo exploratória, através de entrevistas semiestruturadas com sujeitos surdos e com ouvintes, com o objetivo de compreender resistências, estratégias e desafios da comunicação. Os resultados da investigação mostraram uma diversidade de enfrentamento na realidade para serem pessoas inclusas, a Libras- foi a mediadora mais eficaz. O esperançar está na democracia, no consenso político, no desejo de um país melhor para o nosso povo.

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Biografia do Autor

Elyane Cavalcanti dos Reis , UFPE

[1] Especialista em LIBRAS e Inclusão da Pessoa Surda – FACHO; Graduada em Pedagogia pela UFPE. Professora da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Professora intérprete de LIBRAS da rede municipal do Cabo Santo Agostinho.

Josete Maria Monteiro , UFPE

[2] especialista em LIBRAS e Inclusão da Pessoa Surda – FACHO; Graduada em Pedagogia pela UPE. Assistente de gestão da Eref Maria Goretti.

Targélia de Souza Albuquerque , UFPE

[3] Orientadora da monografia. Doutora em Educação: currículo e Avaliação – PUC/SP; Professora convidada  da Pós-Graduação da FACHO; Membro da Cátedra Paulo Freire – UFPE; Sócia-formadora do Centro Paulo Freire/Recife e professora aposentada da UFPE.

Referências

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

CAVALCANTI DOS REIS , Elyane; MARIA MONTEIRO , Josete; DE SOUZA ALBUQUERQUE , Targélia. Tecendo saberes com Paulo Freire sobre a educação inclusiva: esperançar para a reconstrução do Brasil . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 13, p. 1–19, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v13.73804. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73804. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê XII Colóquio Internacional Paulo Freire- Educação libertadora CPFreire

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