Arte na Pedagogia: percurso histórico
Palavras-chave:
Arte Educação, Pedagogia, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo é um excerto da dissertação "Arte na formação de pedagogos: um estudo na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP". A pesquisa aborda as possibilidades de fortalecimento da Arte Educação em diversos territórios para promover a formação e humanização dos indivíduos. Este estudo revela o percurso de reivindicações, lutas e desafios da Arte Educação, ampliando-se para o território da Arte na Pedagogia. Este trabalho destaca, no percurso da Arte na Pedagogia, a pioneira Mariazinha e importantes referências como Mirian Celeste Martins e o Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia – GPAP. Os desafios para a consolidação da arte na Pedagogia caminham para a promoção de uma educação mais humanizada, na qual as linguagens artísticas possam contribuir com as práticas formativas dos docentes no processo educativo e no contexto social dos educandos. A arte é essencial nos processos de pensamento, desenvolvimento perceptivo, emocional, criativo e de conscientização social das crianças, favorecendo a elaboração de metodologias que apoiem o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial da União, Brasília, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 20 jul.2021
BRASIL. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto- 1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 08 jul. 2021
BRASIL. Resolução nº1, 15 de maio de 2006. Institui as diretrizes curriculares
nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da
União, nº 92, seção 1, p.11-12, 16 maio 2006. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=licenciatura Acesso em: 04 abril 2021
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciaturas. Brasília, 2006. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 20 jun.2022
BIRCK, Rosemeri, 1969- Arte como conhecimento no curso de pedagogia: ensino, formação e humanização / Rosemeri Birck. - São Paulo, 2019. 224 f ( Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes - UNESP/SP/UFT: Disponível em:
FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições/ Maria Heloísa C. de T. Ferraz, Maria F.de Rezende e Fusari. 2.ed.rev.e ampl. – São Paulo: Cortez, 2009.
MARTELLI, Andréa Cristina; Manchope, Elenita C. P. A história do curso de Pedagogia no Brasil: da sua criação ao contexto apo s LDB 9394/96. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. v. 3, n. 1 (2004). Disponivel em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/517 Acesso em: julho 2022
MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Um fio narrativo de histórias: professoras pioneiras das artes visuais no curso de Pedagogia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 116-132, jan./abr. 2020. http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.9695 Acesso em: 02jul.2021.
SILVA, Raquel Balduino da. Arte na formação de pedagogos: um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP / Raquel Balduino da Silva. -- 2023. 124 f. :il Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2023.
SILVA, Michael Santos. Linguagens da Arte e a docência: dilemas e complexidades da prática educativa / Michael Santos Silva, -- 2020, 188 f. :il Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2020. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 20 jul.2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.