Arte na Pedagogia: percurso histórico

Autores

Palavras-chave:

Arte Educação, Pedagogia, Formação de Professores

Resumo

Este artigo é um excerto da dissertação "Arte na formação de pedagogos: um estudo na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP". A pesquisa aborda as possibilidades de fortalecimento da Arte Educação em diversos territórios para promover a formação e humanização dos indivíduos. Este estudo revela o percurso de reivindicações, lutas e desafios da Arte Educação, ampliando-se para o território da Arte na Pedagogia. Este trabalho destaca, no percurso da Arte na Pedagogia, a pioneira Mariazinha e importantes referências como Mirian Celeste Martins e o Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia – GPAP. Os desafios para a consolidação da arte na Pedagogia caminham para a promoção de uma educação mais humanizada, na qual as linguagens artísticas possam contribuir com as práticas formativas dos docentes no processo educativo e no contexto social dos educandos. A arte é essencial nos processos de pensamento, desenvolvimento perceptivo, emocional, criativo e de conscientização social das crianças, favorecendo a elaboração de metodologias que apoiem o processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Balduino da Silva, Universidade de Taubaté

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté, professora da rede municipal de ensino de São José dos Campos - SP

Michael Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, SP

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos-SP.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial da União, Brasília, 2017.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 20 jul.2021

BRASIL. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto- 1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 08 jul. 2021

BRASIL. Resolução nº1, 15 de maio de 2006. Institui as diretrizes curriculares

nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da

União, nº 92, seção 1, p.11-12, 16 maio 2006. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=licenciatura Acesso em: 04 abril 2021

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciaturas. Brasília, 2006. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 20 jun.2022

BIRCK, Rosemeri, 1969- Arte como conhecimento no curso de pedagogia: ensino, formação e humanização / Rosemeri Birck. - São Paulo, 2019. 224 f ( Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes - UNESP/SP/UFT: Disponível em:

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições/ Maria Heloísa C. de T. Ferraz, Maria F.de Rezende e Fusari. 2.ed.rev.e ampl. – São Paulo: Cortez, 2009.

MARTELLI, Andréa Cristina; Manchope, Elenita C. P. A história do curso de Pedagogia no Brasil: da sua criação ao contexto apo s LDB 9394/96. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. v. 3, n. 1 (2004). Disponivel em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/517 Acesso em: julho 2022

MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Um fio narrativo de histórias: professoras pioneiras das artes visuais no curso de Pedagogia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 116-132, jan./abr. 2020. http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.9695 Acesso em: 02jul.2021.

SILVA, Raquel Balduino da. Arte na formação de pedagogos: um estudo na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte – SP / Raquel Balduino da Silva. -- 2023. 124 f. :il Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2023.

SILVA, Michael Santos. Linguagens da Arte e a docência: dilemas e complexidades da prática educativa / Michael Santos Silva, -- 2020, 188 f. :il Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Taubaté, 2020. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/ Acesso em: 20 jul.2021

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

MARCONDES BUSSOLOTTI, J.; BALDUINO DA SILVA, R. .; SANTOS SILVA, M. . Arte na Pedagogia: percurso histórico. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69794. Acesso em: 21 nov. 2024.